Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Nível: A1.

Público-Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental II

Objetivos: 

  • Apreender vocabulários relacionados a comidas e a refeições.
  • Refletir sobre nutrição e sobre dietas nutricionais.
  • Discutir acerca das refeições do cotidiano (meals).
  • Compreender o uso dos advérbios most e least para expressar preferências e desgostos.

Tempo: 1h (Uma hora) a 1hr e 15min (Uma hora e quinze minutos).

Materiais: 

Etapa 01 (média de 20 minutos):

Comece a aula cumprimentando devidamente os alunos e esclarecendo quaisquer avisos institucionais necessários — nesse momento também retire quaisquer dúvidas que os discentes possam ter. Em seguida, dê início ao conteúdo da lição com uma dinâmica de memorização. Para a atividade, deve-se ser dita uma sentença que possa facilmente ser continuada (ex: I went to the supermarket and bought…). A partir da frase dita – para a qual constam algumas ideias/sugestões no slideshow – todos devem, um de cada vez e em ordem, acrescentar algum elemento à frase. A cada momento em que um participante for acrescentar algo à lista, este deve repetir todos os objetos ditos anteriormente, não esquecendo de contribuir para a continuação do período. Aquele/a que esquecer a ordem correta da lista ou algum termo, perde aquela rodada do jogo.

Etapa 02 (média de 20 minutos):

Neste momento da aula, apresente as primeiras páginas do texto “Healthy Eating” e interprete-o em voz alta, conjuntamente com a sala, dando preferência àqueles que sentirem-se confortáveis para engajar na leitura. Conforme o decorrer do texto, questione a respeito das classificações nutricionais encontradas e peça para que os aprendizes compartilhem exemplos de comidas de acordo com o quadro (ex: carbohydrates = potato, rice, bread, pasta, etc). A partir da leitura, exponha o Nutricional Board dos slides e peça para que os estudantes reconheçam e nomeiem os alimentos representados nas imagens. 

Segundamente, proponha a realização de uma atividade, onde os alunos, em grupos, compartilhem as comidas que mais lhe agradam e aquelas que mais desgostam. Com base nos exemplos trazidos, ressalte o uso dos advérbios most e least para designar tais preferências, e comente sobre suas respectivas cargas semânticas (conforme consta nos slides).

Etapa 03 (20 – 25 minutos): 

Nesta etapa, discuta, interativamente, quais as principais refeições do dia. Indague aos discentes quais as merendas estão presentes em seus cotidianos e se têm o hábito de se alimentarem fora do quadro previsto. Dê espaço para que os alunos dialoguem sobre suas rotinas e dê bons pareceres. Comente também sobre as refeições e sobre hábitos alimentares em países estrangeiros, mencionando, por exemplo, o Sunday Roast inglês e o famoso Brunch americano. Por último, apresente um Meal Plan (modelo nos slides), e peça para que os estudantes o preencham com suas comidas favoritas – most favorite foods -, mas ainda seguindo o Nutricional Board visto no início da aula. Em outros termos, auxilie os estudantes para que suas refeições sigam um equilíbrio alimentar que contenha, ao longo do seu dia: proteínas (protein); carbohidratos (carbohydrates); sais minerais (mineral salts); gorduras (fats); e açúcares (sugar).