Autoria: Giovanna Palauro Silva e Marina de Paulo Nascimento
Nível:
A1

Objetivos:

  • Aprender a falar de ações no passado;
  • Discutir: o que você mudaria no passado.

Tempo: 45 minutos

Preparação:

  • Organizar as condições necessárias para a exibição do vídeo (projetor, televisão ou o link  do vídeo para os alunos/as assistirem em casa).
  • Imprimir 1 cópia do Anexo 1 para cada aluno.

Materiais:

Lista de verbos irregulares no Simple Past.

Etapa 1:

a) Inicia-se o trabalho questionando como os/as estudantes estão. b) Em seguida, pergunta-se aos alunos se eles já assistiram ao filme Harry Potter e o Prizioneiro de Azkaban. c) Após ouvir as respostas dos alunos, o professor questiona se os alunos sabem o que é um vira-tempo. É provável que alguns alunos saibam a resposta e que outros não. Após esta questão, o professor explica que o vira-tempo é um objeto que permite que Harry e Hermione voltem no tempo para alterar ações passadas. d) Logo em seguida, exibe-se o vídeo com a cena do Harry e Hermione voltando ao passado. Finalizado o vídeo, pergunta-se aos alunos o que eles fariam se pudessem voltar ao passado e escreve-se algumas das sugestões em inglês na lousa. 

Etapa 2: 

a) O docente explica a utilização do Simple Past para os alunos utilizando os exemplos anotados na lousa. É importante ensiná-los a fazer perguntas com o Did e explicar que alguns verbos não são regulares. Esta explicação dos verbos irregulares acompanha uma lista de verbos a ser entregue aos alunos (anexo 1). 

Etapa 3:

a) Divide-se os alunos em duplas e explica-se que eles possuem agora um vira-tempo. Eles voltaram ao passado e mudaram algumas coisas. O que? Pede-se para que eles discutam as mudanças que eles fizeram com suas duplas utilizando o simple past. Enconraje as duplas para que façam perguntas com o auxiliar do passado.

Etapa 4: 

a) Explica-se que os alunos irão assistir outro vídeo de Harry Potter com a comparação entre as cenas originais e modificadas depois da ida de Harry e Hermione ao passado. b) Pede-se que eles anotem as mudanças que identificarem para serem discutidas após a exibição do vídeo.