Where Is The Love? – Black Eyed Peas
Interpretada por Black Eyed Peas, Where Is The Love? é uma canção questionadora que aborda temas como o terrorismo e as guerras. Além de uma reflexão sobre o mundo atual, essa mídia é adequada para revisões de assuntos geralmente abordados em níveis iniciantes (Presente Simples, Verbo To Be, Gerúndio, Wh questions, etc.)
Agradecemos a contribuição acima a Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva.
Sunflower – Post Malone, Swae Lee
A música Sunflower de Post Malone foi a faixa principal do filme “Homem-Aranha: no Aranhaverso” e retrata um relacionamento heteroafetivo que está passando por dificuldades, porém, em que os dois estão tentando ao máximo fazer funcionar. A música utiliza muitas gírias e expressões do cotidiano do falante do inglês, tais como “Losin’ your grip e Keepin’ in check”, que podem ser trabalhadas com os alunos de níveis de proficiência mais altos (B2 ou C1) para esclarecer possíveis dúvidas sobre algumas expressões do inglês.
Now Or Never – Kendrick Lamar, Mary J. Blige
A música Now or Never retrata autoconhecimento, o potencial de cada um, sonhos realizados e o sucesso, deixando claro que quando uma oportunidade aparece a nossa frente devemos agarrá-la no mesmo instante. Os eu-líricos também ressaltam a importância de manter o pé no chão e nunca esquecer o lugar de onde viemos. A música utiliza muitas estruturas de frases com o pronome “I” e em seguida o verbo “to be” como “I’m so high I can touch the sky” e “I know it’s my time” possibilitando o professor a trabalhar os usos do verbo “to be” em sala de aula.
Agradecemos a contribuição acima a Vinícius de Freitas Azola.
Can’t wait – Doja Cat
A canção Hip-Hop “Can’t Wait”, composta e interpretada pela multiartista Doja Cat, declara a um interlocutor romântico toda a devoção e paixão platônica que sente a seu respeito. Para expressar tamanha dedicação, a voz lírica repete frequentemente expressões de forma abreviada, como “I’d”, “can’t”, “wanna” e “I’ve”, enquanto, por vezes, utiliza de construções linguísticas mais complexas (como o uso das conjunções if e when para expressar hipóteses). Assim sendo, este hip hop pode ser utilizado, com turmas intermediárias e avançadas, para trabalhar temas gramaticais como abreviações – principalmente em relação ao verbo to want (wanna), repetido múltiplas vezes ao longo do rap.
17 – Zhavia
A música “17”, composta e interpretada por Zhavia, retrata a história de pobreza da infância da artista em contraste à vida de luxo que conquista aos dezessete. Em consequência da narração dos acontecimentos anteriores em sua vida, Zhavia conjuga os verbos da composição quase que exclusivamente no tempo passado, por meio de construções como o Simple Past. Em decorrer disso, a música demonstra-se como um material autêntico pertinente ao ensino-aprendizagem da comunicação de eventos já ocorridos.
Agradecemos a contribuição acima a Vitor Xavier Gonçalves.