Autoria: Profa. Mariana Zeferino

Nível: B1

  1. A princípio, pergunte aos alunos se eles já tiveram alguma experiência (ou um sonho) estranha, ou se já leram ou ouviram algo que lhes causou estranhamento. Você pode, por exemplo, contar algo que aconteceu com vocês para motivá-los
  2. Se possível, divida a classe em pares. Apresente à classe duas manchetes, e peça a eles para que as leiam. Pergunte a eles se já ouviram essa notícia antes. Em caso de dúvidas de vocabulário, esclareça-as antes do início da atividade. 
  3. Em seguida, diga aos alunos que, em duplas, eles terão que escolher uma manchete e tentar adivinhar o que aconteceu, criando uma pequena narrativa que se encaixe com a manchete que eles escolheram. (Sugestões de manchetes: https://www.npr.org/2019/08/05/748263576/brazilian-drug-trafficker-tries-to-escape-prison-disguised-as-his-daughter; https://www.upi.com/Odd_News/2019/08/22/Mistake-at-the-store-doubles-womans-lottery-prize-to-14-million/6211566496452/)
  4. Assim, cada dupla terá a oportunidade de contar para a sala, como se fossem âncoras de um jornal de televisão, o que aconteceu, levando em conta:
  • O que aconteceu
  • Quando aconteceu
  • Quem estava envolvido
  • Por que isso aconteceu
  • Qual foi a conclusão
  1. Por fim, após a apresentação dos alunos, apresente o slide com dois pequenos textos que resumem ambas as manchetes. Aponte para a ordem dos fatos e para as formas verbais utilizadas na narrativa.