Você sabe o que é Pronúncia?
Quando falamos de uma determinada língua, falamos também de uma série de aspectos que ao mesmo tempo a compõem. Isso se dá porque a língua, quando estudada (Linguística), se mostra uma entidade complexa que possui diversas áreas e sistemas (como a oralidade, a escrita, a gramática, entre outras). Com isso, podemos constatar que é nesse campo da Linguística – mais especificamente no campo da língua falada – em que surge a definição de pronúncia. Essa, por sua vez, é definida como: a articulação e o arranjo dos diversos aspectos sonoros de enunciações e discursos pronunciados.
No entanto, quando trabalhamos com a pronunciação, ou seja, quando pensamos acerca dos aspectos sonoros da língua e suas combinações, colocamos esse estudo em caixas ainda menores: são essas os conceitos e as áreas de Fonética e Fonologia.
Assim sendo, resumidamente, entendemos a Fonética como o estudo dos sons existentes nas diversas línguas, perpassando, principalmente, pelo estudo de aspectos fisiológicos e qualidades acústicas – ademais, os sons dentro da Fonética são entendidos como fones. Por outro lado, a Fonologia descreve a maneira em que os sons, agora classificados como fonemas, funcionam e se combinam num contexto aplicado, ou seja, em uma língua e/ou situação específica, trabalhando frequentemente com comparações entre uma produção sonora e outra. Próximo à Fonologia, encontramos, também, o conceito de variação linguística, que parte da paridade feita entre sons distintos que, numa mesma posição e em uma mesma palavra, possuem valores semânticos similares mas não iguais (esses sons variantes, por sua vez, são conhecidos como alofones).
Alguns Exemplos:
Quando adotamos uma perspectiva fonética da pronúncia, por exemplo, podemos discutir os mecanismos de produção dos fones / i / e / ɪ /. Desse modo, compreenderíamos que os dois sons, como todas as vogais, são vozeados, ou seja, são produzidos a partir da vibração das cordas vocais provocada pela passagem do ar que vem dos pulmões. Além disso, discutiríamos o formato e o grau de abertura dos lábios para a sua produção e se os sons seriam tensionados ou relaxados, curtos ou alongados. Assim, poderíamos classificá-los, foneticamente e resumidamente, das seguintes formas:
/ i / – vogal tensionada e alongada, com a língua em posição alta e lábios semicerrados
/ ɪ / – vogal relaxada e curta, com a língua em posição alta, embora inferior a / i /, e com os lábios semicerrados
Quando adentramos ao campo da Fonologia, os sons, agora considerados fonemas, ou alofones, devem ser observados em contraste dentro de uma língua e atribuídos valores que podem ou não alterar os significados das palavras. Assim, ainda usando os sons / i / e / ɪ / como exemplos, compreenderíamos que a troca de um pelo outro poderia resultar na mudança de sentidos das palavras da língua inglesa “leave” ([liv]) e “live” ([lɪv]).
Em suma, entendemos que o conceito de pronúncia, que se dá dentro do estudo da língua, é estimado como a descrição e a combinação das articulações sonoras da fala, atravessando conceitos e áreas de estudo mais específicas tais quais a Fonética e a Fonologia. Desse modo, utilizamos a Fonética para descrever os sons de uma pronunciação e o como esses foram produzidos no aparelho fonador; e a Fonologia para analisar essas produções e seus valores aplicados a uma língua específica.
Agora que você já sabe o que é pronúncia, e suas diferentes ramificações, vá para as abas seguintes do projeto e veja o como ela será trabalhada na sala de aula!