A resposta para esta pergunta é, a princípio, simples. Quem pode ensinar inglês para a Terceira Idade é qualquer professor de língua inglesa, que esteja em formação inicial ou continuada. No entanto, embora não exista um curso complementar direcionado para licenciandos e licenciados interessados no ensino para idosos, um diferencial para indivíduos que atuam ou têm interesse futuro nessa área é compreender e adequar suas práticas com base nas necessidades de seus alunos.
É importante ressaltar que a adaptação de metodologias de ensino e materiais didáticos direcionados à Terceira Idade é prevista pela Lei Nº 10.741, cujo Art. 21º determina que “o poder público criará oportunidades de acesso da pessoa idosa à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ela destinados” (Estatuto da Pessoa Idosa – Brasil, 2003). Na sala de aula de LI composta por alunos idosos não é diferente.
Como apresentado por Moraes-Caruzzo (2022), os professores que buscam trabalhar com idosos não precisam ser especialistas no campo da Geriatria e/ou Gerontologia, no entanto, alguns conhecimentos básicos em relação às características físicas e psicossociais das pessoas idosas certamente influenciam as ações tomadas pelo docente.
A partir dessa afirmação, é necessário refletir sobre quais competências devem ser desenvolvidas pelo professor para a construção do melhor ambiente possível para o aprendizado desses alunos. Nos próximos tópicos deste projeto, apresentaremos conhecimentos que podem se revelar imprescindíveis para um docente inserido no ensino de LI para idosos, trazendo à tona questões comuns à Terceira Idade que podem influenciar algum aspecto no ensino-aprendizagem, ou neste processo como um todo.