Autoria: Bianca Lopes Melo;

Nível: Inglês Iniciante (A1);

Objetivos:

  • Apresentação de frases-exemplo no simple present (presente simples), para apresentar nome, idade, cidade e status profissional;
  • Ensino e prática de pronúncia de frases quotidianas.

Tempo: 60 a 120 minutos (a depender do ritmo da turma);  

Materiais:

Etapa 1:

Ao iniciar a aula, a fim de suscitar o conhecimento prévio dos alunos, pergunte (em língua portuguesa) quais dados pessoais, geralmente, informamos no contexto de uma primeira conversa com uma pessoa, quando queremos nos apresentar. Sugira que essa conversa possa integrar um contexto menos formal, a fim de guiar os alunos a proporem frases e informações simples. À medida que os alunos forem externando suas respostas, faça anotações no quadro, físico, se a aula for presencial ou digital, se a aula for on-line. Emergindo as informações “nome”, “idade”, “cidade” e “status profissional”, destaque-as. Adicione à lista sugerida as informações que não forem citadas pelos alunos.

Ao definir essas quatro informações, informe aos alunos que vocês trabalharão com frases-modelo no simple present, que os ajudarão a apresentar tais informações. Informe, também, que haverá comparativo direto com suas traduções (não literais) para a língua portuguesa.

Etapa 2: 

Entregue aos alunos a folha de atividade impressa, anexa neste plano de aula e os guie a preencher a tabela (parte I) primeiramente em português, com seus dados pessoais (se a aula for on-line, antecipe a entrega desse material de forma que os alunos, se desejarem, possam imprimi-lo). Siga as indicações para os campos idade e status profissional.

Após o preenchimento em português, guie os alunos a transpor essas informações para a língua inglesa. Nesse momento, antes do preenchimento, guie os alunos à escuta seguida de repetição de pronúncia das frases, palavra por palavra, com foco na compreensão dos sons sem, necessariamente, preconizar a reprodução nos moldes de um falante “perfeito” ou nativo.

Realize comentários sobre algumas diferenças estruturais linguísticas, que fazem com que a tradução literal precise ser evitada, para uma melhor fluidez em ambas línguas (estrangeira e materna), como no exemplo “Eu tenho X anos” versus “I am X years old”. Isso fará com que os alunos tendam a apreender melhor sentido versus tradução literal.

Introduza a escrita e pronúncia dos numerais, a partir das idades dos alunos de sua turma. Você pode perguntá-las, aluno por aluno, anotá-las e apresentar sua escrita e pronúncia, na lousa virtual ou física, para que os respectivos alunos a reproduzam em sua folha de atividade.

Etapa 3:

Finalize com a atividade “Máquina do tempo”, pedindo para os alunos imaginarem que eles voltaram 20 anos no tempo. Eles devem preencher novamente a tabela da folha de atividades (parte II), mas agora, com informações que correspondam à verdade de 20 anos atrás. Isso implicará na mudança nos números e, possivelmente, no status profissional e cidade em que vivem.