Total drama island
Animação, para maiores de 16 anos

Se você gosta de reality shows, com certeza vai gostar dessa série de animação chamada Total Drama Island. Passando por desafios nojentos e perigosos, os participantes adolescentes se enfrentam para conquistar 100 mil dólares! E não para por aí, uma segunda temporada aumenta esse prêmio e inova nos desafios, mas mantendo os mesmos personagens. O docente pode, assim, explorar vocabulários de acampamento (como camp, fire, marshmallows, bears, etc), na primeira temporada, ou ainda, explorar os vocabulários relacionados a filmes (como drama, sci-fi, fantasy, super heroes, etc), na segunda temporada. (Sinopse: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva)

Doces Magnólias

Doce Magnólias ou Sweet Magnolias é uma série em que três protagonistas são apresentadas como mulheres que vivem a vida às suas maneiras. Assim, temáticas como feminismo, empoderamento, etc. podem ser exploradas por meio dessa mídia. Disponível: NetFlix. (Sinopse: Marina de Paulo Nascimento)

Modern Family
Comédia; Pseudo documentário.

Modern Family é uma série sobre a vida cotidiana de diferentes núcleos familiares conectados entre si. A partir dela,  aulas voltadas à rotina e às diferentes possibilidades de composição familiar podem ser mediadas. Aspectos relativos à pronúncia do inglês por falantes de diferentes idiomas e ao preconceito linguístico também podem ser abordados a partir deste audiovisual. Disponível: Disney +. (Sinopse: Vitor Xavier Gonçalves; Olavo Agrela Froeder; Marina de Paulo Nascimento)

Friends:
Comédia; Comédia romântica. 

Considerada a série mais famosa de todos os tempos, Friends é um material audiovisual extenso cujo universo se volta ao dia a dia de um grupo de amigos. Dada a sua extensão, inúmeros temas linguísticos e culturais podem ser explorados por meio deste audiovisual. Tendo em vista que as falas das personagens chegam a ser caricaturáveis, aspectos relativos à dicção e pronúncia são  significamente exploráveis a partir de seus episódios. DisponívelHBO Max. (Sinopse: Vitor Xavier Gonçalves; Olavo Agrela Froeder; Marina de Paulo Nascimento)

One Day at a Time
Comédia; Drama

One Day at a Time é uma série bastante divertida e dinâmica. Este material é  profícuo para discutir os estereótipos a respeito dos Estados Unidos. A partir de seus episódios, discussões como a dinâmica no Sul dos EUA e preconceitos em relação a imigrantes podem ser desenvolvidas. Disponível: Netflix. (Sinopse: Vitor Xavier Gonçalves; Olavo Agrela Froeder; Marina de Paulo Nascimento)

Everybody hates Chris
Comédia

Notavelmente famosa no Brasil, a série Everybody hates Chris é um material excelente para discutir a validade dos estereótipos relativos aos Estados Unidos e o American Dream. Por evidenciar celebrações como o Valentine’s Day, o Thanksgiving e o Natal, ela evidencia eventos culturais estadunidenses, mas também apresenta outras perspectivas a respeito deles, o que pode gerar discussões e atividades enriquecedoras. Disponível: Amazon Prime Video. (Sinopse: Vitor Xavier Gonçalves; Olavo Agrela Froeder; Marina de Paulo Nascimento)

Iwájú (2024)

Ficção científica; Animação; Origem: Estados Unidos; Classificação Indicativa: 10 anos

Iwájú é uma produção Disney+ Original (em parceria com a Kugali) de 2024 que se passa em uma Lagos futurista e bastante tecnológica. Apesar disso, a capital da Nigéria, ainda marcada pela notável divisão entre os que têm muito e os que não possuem quase nada, é assolada pela recorrência de sequestros de crianças sem explicação aparente. Nesse sentido, acompanhamos a personagem principal Tola (Simisola Gbadamosi), a filha de um grande empresário da localidade, e seu amigo Bode (Femi Branch), um entusiasta da tecnologia residente da parte pobre do município, convivendo nessa realidade bastante particular. Em aulas de ensino de língua inglesa, esta produção se caracteriza como um importante insumo quando pensamos nas questões de representatividade racial e cultural dos países africanos, bem como também serve para apresentar variantes da língua não-canônicas. Em leituras decoloniais, é possível perceber o hibridismo de linguagem presente nessa sociedade através do título, que, em iorubá, significa “futuro”. (Sinopse: Vitor Magalhães Dias)

Down to Earth with Zac Efron (2020-2022)

Série documental; Origem: Estados Unidos; Classificação Indicativa: 10 anos

Curta Essa com Zac Efron (na versão brasileira) é uma produção original da Netflix, cujos protagonistas são o famoso ator de High School Musical, Zac Efron, e o ativista ambiental Darin Olien – ambos atuam, também, como produtores da série. Na primeira temporada, em busca de formas de vida mais saudáveis, os protagonistas viajam pelo mundo, observando o comportamento de diversas comunidades em relação ao tema, indo a locais como: França, Porto Rico, Islândia, Peru, Costa Rica, Londres e Sardenha. Já na segunda, nomeada especialmente Down Under, as duas celebridades realizam uma incursão específica na Austrália, país em que Zac morou durante o período pandêmico, e discutem questões mais específicas ao local, principalmente em relação às populações aborígenes. Assim, em aulas de Inglês, esta pode ser uma grande alternativa para a discussão de problemas ambientais e de cunho social, bem como pode servir de insumo para apresentar outras culturas e formas de enxergar o mundo. (Sinopse: Vitor Magalhães Dias)