Autoria: Vitor Magalhães Dias, Bruna Karen do Prado e Giovana dos Santos Lins.

Nível: B1

Público-alvo: adolescentes/adultos

• Acionar a vivência e conhecimento de mundo das/es/os alunas/es/os;
  • Trabalhar a dimensão da habilidade leitora, com prática de leitura controlada;
  • Expandir o vocabulário de léxicos relacionados a séries de TV;
  • Realizar prática de escrita com a língua inglesa.

Tempo: 60 minutos

Preparação: Verificar se os materiais necessários estão disponíveis e em funcionamento, e se o texto a ser utilizado em sala está disponível para todos os alunos. A atividade de warm-up também deve ser pensada com antecedência.

• Lousa e pincel/giz;
  • Projetor;
  • Texto disponibilizado para os alunos (impresso ou digital) “The most popular SITCOMS of all time revealed… so, can YOU guess which on-screen hit came out on top?” (Anexo 2)

Observando a boa comunicação entre a pessoa docente e o público discente, a fim de que o aprendizado seja facilitado e haja um ambiente confortável para o ensino, inicia-se a aula com o estabelecimento de uma boa relação interpessoal entre os presentes. Após, faz-se uma atividade de warm-up (cuja explicação se encontra no Anexo 1) com a finalidade de introduzir o tema trabalhado no texto, isto é, o conteúdo cultural e extralinguístico escolhido – séries. Aqui, pretende-se “quebrar o gelo” inicial da aula, bem como ativar possíveis conhecimentos vocabulares prévios para que se siga à etapa 2, cujo objeto de trabalho será o texto selecionado.

O segundo momento da aula é destinado para a leitura e interpretação do texto “The most popular SITCOMS of all time revealed… so, can YOU guess which on-screen hit came out on top?” (Anexo 2), que apresenta uma lista com as séries de TV mais assistidas. Recomenda-se que a leitura do texto aconteça em grupo, os alunos trabalharão com o texto em voz alta com o auxílio do professor, que mediará o momento. Após a leitura, é realizado o momento de interpretação, em que propõe-se, ao professor, o uso das perguntas abaixo do texto. Elas devem ser respondidas apenas oralmente pelos alunos, que serão guiados, por essas discussões, para a última etapa da aula.

Etapa 3

A fim de colocar em prática a língua-alvo por meio da habilidade de escrita, relacionando o conteúdo visto em aula à realidade dos alunos, propõe-se que eles produzam, como tarefa de casa, um texto de caráter descritivo, tal qual os que foram vistos em sala, sobre alguma série de TV. Orienta-se que a pessoa docente realize uma revisão acerca dos principais pontos acerca do gênero discursivo, bem como sinalize os aspectos que guiarão a correção. Por se tratar de um texto de caráter descritivo, é preciso que o estudante escolha uma série de que goste ou de que tenha conhecimento sobre o enredo para que escreva uma sinopse das questões retratadas. Tais orientações devem ser feitas em sala, e a entrega da atividade agendada para a semana seguinte.

Anexo 1

Atividade de warm-up

A prática consiste em um jogo de adivinhação dos alunos a partir de insumos fornecidos pela pessoa docente. Como a aula aqui descrita trata do tema “séries de TV”, pensou-se na exposição de sinopses de séries conhecidas mundialmente, que seriam lidas para as/es/os alunas/es/os, a fim de que esse público adivinhe a série correspondente.

Exemplo: A group of six people that live in New York and are united by their friendship. Throughout the seasons, we see the passage from the 20th to the 21st century, while these people deal with their romantic lives and adulthood problems.

Resposta: Friends

Anexo 2

Adaptado de: Daily Mail (The most popular SITCOMS of all time revealed… so, can YOU guess which on-screen hit came out on top? | Daily Mail Online – https://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-12462381/most-popular-sitcoms-time-tv.html).

Questions:

1. Could you guess which TV show was the first?
  2. Did you already know any of the series presented? Have you watched any of them?