Autoria: Vitor Xavier Gonçalves

Nível: C1

Objetivos: 

  • Desenvolver competências linguísticas e comunicativas que evitem discussões;
  • Aprender a usar expressões para dialogar em  situações conflituosas.
  • Refletir sobre o convívio em sociedade;
  • Praticar habilidades interpretativas;
  • Trabalhar em equipe;

Tempo: Uma hora (1h00) / uma hora e meia (1h30)

Materiais: 

Etapa 01:

Comece a aula cumprimentando os alunos e perguntando como eles passaram desde as últimas aulas. Após isso, questione, como uma atividade de aquecimento e motivação, se eles se lembram de haver presenciado situações conflituosas em público e/ou em filmes/séries; a partir disso, peça para que compartilhem com o restante da turma quais são essas situações e comentem como foram – ou não – resolvidas. Esta etapa deve tomar uma média de quinze a vinte (15 – 20) minutos de aula e deve também promover o adiantamento do tema a ser visto na próxima etapa.

Etapa 2:

Num segundo momento, após o término do aquecimento, inicie o vídeo “The Bridge” (pausando antes da reviravolta, no final, e questionando os aprendizes acerca de possíveis fins); pergunte aos discentes, também, o que eles compreenderam do material levado. Consequentemente, conclua, a respeito do material e por meio de uma rápida discussão, que desentendimentos –  como o do curta-metragem – podem, às vezes, ser evitados através de concessões e pedidos de desculpas. Assim sendo, comece a discussão sobre os novos vocabulários vistos naquela aula questionando aos discentes acerca de quais palavras e/ou expressões que podem ser utilizadas em situações de conflitos são de seus conhecimentos. Com base nas respostas obtidas, apresente os possíveis novos vocábulos presentes nos slides. Esta etapa deve demorar uma média de trinta (30) minutos.

Etapa 3:

Após a apreensão das sentenças trabalhadas, peça para que os alunos formem trios ou grupos pequenos e encenem juntos situações em que desentendimentos e brigas são (ou ao menos tentam ser) evitadas – peça também para que utilizem algumas das expressões desenvolvidas em sala (mínimo de três/cinco), em cada situação. O tempo de cada cena deve ser inversamente proporcional ao número de grupos formados (quanto mais grupos, menos tempo de apresentação para cada um). Os alunos podem ter uma média de dez a quinze minutos (no máximo) para prepararem as curtas situações.

Observações:

  • Para turmas de dois ou três alunos, peça performances um tanto mais elaboradas e dê mais tempo para eles. Além disso, para turmas de apenas um aprendiz, encene com ele e deixe-o responsável pela maior parte da criação do diálogo (apenas o guiando-o).