Autoria:
Profa. Paula Tavares Pinto
Maria Camila Morais De Sousa
Rafael Barbosa da Silva 

(Unesp – S. J. do Rio Preto)

Este texto tem o intuito de reportar a experiência de uma simulação global realizada no primeiro ano do curso de Licenciatura em Letras no qual os alunos e a professora criaram uma história em que simularam viver na cidade de Nova Iorque nos anos 80. Faz-se importante destacar que o curso foi ministrado de modo remoto em razão da pandemia. 

Como em toda a simulação global, os passos a serem seguidos foram: 

1. estipular o cenário da história, que, neste caso, envolvia uma agência de revista – Art Pop Magazine, uma família – The Petersons’, e uma casa noturna – Foxxxy Butterflies;  

2. criação da história, na qual o “patriarca” da família Peterson foi assassinado misteriosamente e vários personagens foram considerados suspeitos pois herdariam a empresa. Deste modo, a história girou em torno da solução do mistério.

3. realização das tarefas que envolviam o ensino e a aprendizagem da língua inglesa em contextos de uso, assim como questões históricas e culturais com a participação de uma assistente de língua inglesa da Fulbright e de uma curadora de artes.

4. avaliação contínua da produção da língua inglesa nas quatro habilidades que envolvem produção textual de diferentes gêneros, produção oral em língua inglesa, leitura de textos originais e compreensão oral em língua inglesa.

Ferramentas utilizadas durante a simulação

As ferramentas do curso e cada atividade serão descritas a seguir:

  • Moodle:  atribuição dos tópicos gramaticais e culturais utilizados durante a simulação, tais como apresentação sobre o que é a Simulação Global e os pontos turísticos mais famosos de Nova Iorque. Também foram dispostos conteúdos teóricos e exercícios pelo site da BBC learning English e simulações de testes, por meio do site Cambridge Assessment
  • Google:  noções de direções, utilizando pontos notáveis em NY, por meio do Google Maps. Reuniões síncronas e palestras através do Google Meet. Arquivamento e compartilhamento de arquivos por Gmail, Google Drive e Docs
  • Flip Grid: essa ferramenta foi utilizada para gravação e postagem de vídeos nos quais os alunos assumiram seus personagens para simular uma ligação telefônica à polícia ou prestando um depoimento detalhando como o patriarca da família era socialmente e dando pistas sobre quem poderia ter cometido o crime. 
  • Among Us: o jogo digital foi utilizado durante uma das aulas para prática de reading e conversation, quando os alunos tiveram que, entre si, descobrir quem era o impostor na história. 
  • Adobe Photoshop: a ferramenta foi utilizada para a diagramação dos artigos em formato único desenvolvido exclusivamente para a ArtPop. 
  • Wix Site: essa foi a plataforma utilizada para a hospedagem do site referente a Simulação Global. Nele, qualquer pessoa pode ter acesso às páginas dedicadas a cada um dos núcleos da história, com apresentação dos personagens e seus locais de trabalho. Além de um fórum onde qualquer um poderia postar atualizações, como uma rede social restrita aos personagens. O acesso do site da história pode ser feito pelo link: https://unespletras.wixsite.com/ingles.
  • Instagram: nessa rede social foi criado um perfil para a revista da história com a publicação de stories, novidades, artigos, entrevistas e editoriais, situados nos anos 80. O  acesso à página pode ser feito pelo link: https://www.instagram.com/artpopmagazineofficial/.
  • WhatsApp: foi utilizado continuamente pelos alunos como forma de comunicação para o desenvolvimento da história e tomada de decisões ligadas ao desenvolvimento da história. 
  • WordWall: a plataforma colaborativa de atividades on-line foi utilizada para a introdução de tópicos gramaticais por meio de jogos interativos. 

Situações da Simulação

1. Introducing the characters –  os alunos montam seus personagens e se apresentam utilizando o presente simples para “descrição pessoal” (características físicas e psicológicas), “o que você faz?” (profissões), e por fim, “o que você gosta e não gosta de fazer?” (hobbies). 

2. New York by Night – os alunos escolhem um restaurante para jantar na cidade, consultar o menu e escolher os pratos que gostariam de experimentar. Depois disso, em duplas, escrevem um diálogo em inglês simulando uma saída entre amigos. 

3. Interview with Madeleine Rush – a diretora da ArtPop Magazine entrevista candidatos para a posição de Assistente, Fotógrafo e Art Designer. Foi trabalhado neste tópico palavras de descrição pessoal, estilo de trabalho, personalidade e cooperativismo.

4. Gossiping about Madeleine Rush – Madeleine Rush acaba de começar seu trabalho na revista ArtPop. Ninguém sabe muito sobre ela, mas as pessoas gostam de supor acontecimentos sobre a vida da nova diretora. Madeleine disse uma vez que a música “Empire State of Mind” foi inspirada em sua vida. Frente a isso, os alunos escutam a canção e analisam sua letra. Após isso, escrevem fofocas sobre a nova chefe (positivas e negativas).

5. Presenting an artist from the 80’s – os alunos escolhem um artista, cantor ou escritor que marcou os anos 80 para escrevem um parágrafo em inglês, contando resumidamente a história de sua carreira e feitos, adicionando fotos e apresentando-o para a sala durante uma aula. 

6. New Article about Brazilian Curator – os alunos pesquisam sobre a história da curadora de arte brasileira Fabiana Lopes, radicada em Nova Iorque. Trabalhando em grupos, escrevem artigos acerca dos temas abordados em suas exposições artísticas. Os alunos também puderam falar sobre o PhD que Fabiana está desenvolvendo nos Estados Unidos, ou ainda sobre os artistas que trabalham com ela. 

7. Solving the mystery – a professora utiliza a roleta russa do wordwall para sortear qual personagem seria o assassino da história. Sem que os outros alunos saibam quem é, a professora e a personagem escolhida desenvolvem o final da história para justificarem o motivo do crime.  

Avaliação final

A avaliação contínua da produção da língua inglesa nas quatro habilidades que envolvem produção textual de diferentes gêneros (convite, textos de divulgação, website, artigos para a revista, cardápio de restaurante, etc.), produção oral em língua inglesa (diálogos, entrevista de emprego, conversas ao telefone, vídeos com interrogatório na polícia, dentre outros), leitura de textos originais (descrição de artistas, textos sobre momentos históricos nos anos 80 em contexto mundial, editorial de revistas de moda etc.) e compreensão oral em língua inglesa (webinars com convidadas, vídeos sobre diferentes contextos como fazer pedido em restaurantes, compras, direções no aeroporto, informações no hotel, evento de lançamento de exposição cultural etc.).

Os alunos se sentiram engajados durante a realização das tarefas, o que favoreceu o aprendizado do conteúdo estrutural e cultural, além do claro desenvolvimento da Simulação Global que se ramificou permitindo inúmeras possibilidades além da criação do enredo principal. 

Referências Bibliográficas

Learning English. BBC, 2020. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/learningenglish/. Acesso em: 18 de junho de 2021.

Teste seu inglês. Cambridge Assessment, 2020. Disponível em: https://www.cambridgeenglish.org/br/test-your-english/. Acesso em: 18 de junho de 2021.

The New Yorkers. Wix, 2020. Disponível em: https://unespletras.wixsite.com/ingles. Acesso em: 18 de junho de 2021

Plataforma Wix, 2020. Disponível em: https://pt.wix.com/. Acesso em: 18 de junho de 2021

Ambiente virtual. Moodle, 2020. Disponível em: https://moodle.unesp.br/ava/login/index.php. Acesso em: 18 de junho de 2021 

Who killed Richard Petersen. FlipGrid, 2020. Disponível em: Flipgrid | 5376fa3f. Acesso em: 18 de junho de 2021 

Crie lições melhores mais rapidamente. Wordwall, 2020. Disponível em: https://wordwall.net/pt. Acesso em: 18 de junho de 2021