Autoria: Giovanna Palauro Silva, Natália Rosalen de Castro e Karime Ramos Marcondes de Souza

Nível: [C1] – Young adults and adults

Objetivos:

  • Aprender a usar a gíria ain’t em contextos informais da língua;
  • Entender o contexto histórico e social da gíria.

Tempo: 60 minutos

Preparação:

  • Conceder acesso aos alunos à letra da música, seja de forma impressa ou online, o que for melhor para o professor;
  • Conferir os recursos presentes na escola para apresentação do texto. Caso não haja um datashow, o professor pode imprimir o texto para grupos de alunos;
  • Conferir acesso à plataforma lyrics training, de forma que todos os alunos tenham acesso a ela no momento da aula.

Materiais:

Etapa 1:

a) Cumprimenta-se os alunos e pergunta-se como eles estão. b) Pergunta-se aos alunos se eles conhecem alguma gíria em inglês. Se sim, Quais? O que elas significam? Se não, introduzir os alunos à gíria ain’t e perguntar o que eles acham que a gíria significa? Em qual contexto ela é utilizada? Pergunta-se também se os alunos conhecem alguma música em que a gíria possui uma presença marcante. O educador sugere a música Ain’t no mountain high enough e pergunta se os alunos já ouviram-na. Caso os alunos sejam mais novos, o professor pode mencionar que ela apareceu no filme dos Guardiões da Galáxia da Marvel. c) O professor toca a música com o videoclipe e pede para os alunos anotarem quando aparecer a expressão ain’t. Depois do vídeo, o docente pede para que os alunos compartilhem as respostas e analisem a letra da música juntos. Durante a análise, é importante incentivar os alunos a chegarem a a algumas conclusões próprias, como: ain’t é uma gíria utilizada para enfatizar frases negativas e é muito informal. 

Etapa 2:

a) Após essa dinâmica, apresentar um texto, por meio do Datashow, explicando que “ain’t” é uma gíria muito utilizada no inglês. Para tornar a aula mais interativa, o educador pode pedir para que os alunos realizem a leitura, individualmente ou em grupos, e depois complementar a explicação; b) explicar sua estrutura e como ela é usada para substituir elementos negativos em frases com o uso do verbo to be como am not, is not, it is not, are not, do not, does not, there is not, etc.; c) o texto pode ser apresentado em pequenos trechos comportados cada um em um slide. No texto, terá a informação de que “ain’t” é utilizada para enfatizar frases negativas de modo informal, confirmando a conclusão à qual os alunos chegaram. Além disso, a explicação traz os exemplos da música trabalhada como forma de mostrar na prática o uso da expressão; d) citar mais alguns exemplos de músicas com a gíria como Ain’t it Fun do Paramore; Ain’t your Mama da Jennifer Lopez e Ain’t my Fault da Zara Larsson, e pedir para que os alunos contribuam com outros exemplos, caso os conheçam; e) explicar a diferença entre a estrutura gramaticalmente correta e o uso da gíria pelo(a) artista e/ou banda por uma questão de musicalidade e contextos (formal x informal); f) aconselhar/reforçar aos alunos de que o uso da gíria é apenas num contexto informal. 

Etapa 3:

a) A última etapa é finalizada por uma atividade na qual os alunos, em grupos, criem um diálogo e o apresentem para a turma utilizando a gíria aprendida, visando uma abordagem comunicativa da gramática. Como exemplo, o professor pode apresentar um diálogo baseado na música discutida: 

  • If you need me call me, no matter where you are, no matter how far. 
  • Don’t worry, baby. 
  • I’ll be there in a hurry. You don’t have to worry. ‘Cause baby there ain’t no mountain high enough to keep me from getting to you.

b) Após a construção dos diálogos, encorage os alunos a realizar uma leitura das frases para a turma, promovendo um espaço de compartilhamento de ideias, visando que os alunos comentem se fariam alguma alteração diferente na atividade de seus colegas; c) Se for necessário, rever os pontos principais do uso do ain’t; d) Sanar as possíveis dúvidas; e) Para encerrar a aula, o professor pede uma votação para que uma música que utiliza o ain’t seja escolhida e, assim, a turma possa fazer uma atividade de wrap-up na plataforma lirics-training, cujo objetivo é completar a música com as palavras corretas, retomando o tema da aula ao discutir sobre outras possíveis gírias presentes na música selecionada. 

Observação: O anexo 2 fica disponível como sugestão de atividade para casa. 

ANEXO 1

https://docs.google.com/presentation/d/1D1lTrE44vgaLap8o91PrjBq3057Sbdg8OATVm2I42aI/edit?usp=sharing

ANEXO 2
https://docs.google.com/document/d/1o7LGR_HoF18mcZb0OiQNjV0zJy3Ak2q-6D7fC3dlbqg/edit?usp=sharing