Autoria: Profa. Lígia Ferreira da Silva Nobile

Atualizado por Pedro Marinelli de Carvalho

Nível: A1

Objetivos:

  • Inferência de significado;
  • Fixação de léxico (roupas e partes do corpo);
  • Familiarização com o contexto de uso das palavras abordadas.

Materiais

  • Música “Sweather Weather”;
  • Folha de atividades;
  • Lousa/ projetor.

Etapa 1

Os alunos devem assistir ao clipe da Música “Sweater Weather” da banda The Neighbourhood. Em seguida, promova uma discussão com a turma a respeito da canção. Pergunte a eles a opinião deles em relação ao clipe e à música e também qual o tema abordado na canção.

Etapa 2

Entregue aos alunos a letra da música (ou projete-a por meio do datashow) e peça aos alunos para que associem as imagens com as seguintes palavras:

HANDS    WAIST   FACE   HEAD   SHORTS    FINGER   TOES   SLEEVES   NECK      SWEATER      MOUTHS(2x)     SHIRT(2x)     BLOUSE(2x)     LEFT HAND     TONGUE     HEARTS

Coloque a música para que a sala escute uma última vez, a fim de que confiram as respostas dadas no exercício anterior e preencham quaisquer espaços que ainda não tenham sido preenchidos

Em seguida, peça para que os alunos comparem, em duplas, as palavras que utilizaram para completar a música e corrija este exercício também, esclarecendo eventuais dúvidas de vocabulário. Então, peça a eles para que separem as palavras do exercício 1 entre plural e singular. 

Etapa 3

Após a correção, projete a seguinte tabela:

  1. Place:
  2. Time:
  3. Season of the year
  4. Outfit:

Peça então que os alunos completem essa tabela individualmente e depois, em duplas, conversem sobre suas escolhas partindo das perguntas when, where e what.