Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; Maria Eduarda Rossi Ribeiro.

Nível: A1.

Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II.

• Compreender o uso do auxiliar “do” em perguntas e respostas no inglês;
  • Praticar a enunciação e comunicação de sentenças negativas e afirmativas em inglês;
  • Apreender a estruturação de questionamentos em verbos simples, no presente do indicativo.

Tempo: 1h 15 min (Uma hora e quinze minutos)

Etapa 01 (20 minutos):

Dê início à aula questionando os discentes a respeito do como passaram desde o(s) último(s) encontro(s). Esclareça, neste momento da aula, também, quaisquer dúvidas que os aprendizes possam ter. A partir da propiciação desse ambiente de acolhimento, proponha que realize-se uma atividade dinâmica (warm-up), que pratique os conhecimentos prévios e previamente adquiridos pelos alunos. Comece o warm-up, então, divindo os estudantes em grupos e distribuindo, em um pedaço de papel, algumas palavras das apresentadas nas últimas aulas. Cada grupo de alunos deve receber pelo menos uma palavra. Com seus respectivos vocabulários, sugira para que cada grupo de alunos, um de cada vez, conte uma história (que mescle elementos em português e inglês), e peça para que utilizem, em algum momento do conto, a palavra sorteada àquele grupo (em inglês). Ao fim, os outros discentes, não participantes daquele time, deverão adivinhar qual foi a palavra sorteada.

Etapa 02 (30 – 35 minutos):

Num segundo momento, apresente o diálogo que encontra-se nos slides e proponha uma leitura em grupo para aqueles que sentirem-se confortáveis. Após isso, questione os discentes acerca do que estes compreenderam (ou não) da conversa, perpassando pelo assunto/tópico da interação e por (possíveis) dúvidas que os aprendizes possam ter. A leitura deve, além de revisar os conceitos trabalhados na primeira atividade, adiantar o assunto a ser desenvolvido adiante (uso do verbo auxiliar Don’t).

Em sequência, toque a música “We don’t talk anymore”, de Charlie Puth e Selena Gomez, e direcione a atenção dos discentes para o que ocorre no videoclipe. Indague, pois, sobre o que ocorre na vida dos personagens e em qual momento e gênero comunicativo eles interagem durante a canção (resposta: no celular, durante o aniversário de um dos indivíduos). Interprete com a turma, também, a mensagem passada no vídeo: o fato do videoclipe ser inteiramente dividido em duas partes em razão do distanciamento físico e emocional das personagens.

A partir dos sentidos construídos no videoclipe, em conjunto com a sala, identifique as principais sentenças que utilizam a negação “don’t”; relacionando-as com seus respectivos significados. Com essa base, parta para as sentenças nos slides (afirmativas x negativas)  que utilizam de vocabulários mais comuns e simples, para reconhecer a presença do “don’t “ apenas nas frases negativas. Detalhe, por último, sobre a partícula auxiliar “don’t” (do + not) e retome, com isso, os exemplos.

Para trabalhar as sentenças interrogativas com o verbo auxiliar Do, recomenda-se a utilização da composição “What do you mean?”, de Justin Bieber, e/ou a composição clássica de Cher, “Believe”, que pode, muito provavelmente, não ser de conhecimento dos discentes a depender de suas faixas etárias. Ao longo das canções, direcione sempre a atenção dos discentes às mensagens das músicas e aos detalhes dos videoclipes. Com base no exemplo do(s) refrões e nas sentenças trazidas posteriormente nos slides, construa sentidos sobre o uso do auxiliar Do na interrogativa – e o diferencie do verbo “fazer” (to do). Além disso, questione aos discentes suas respectivas respostas para as questões levantadas pelo diálogo.

Etapa 03 (20 minutos):

Nesta etapa da aula, organize os estudantes um ao lado do outro, para uma dinâmica de compreensão e interpretação. Na atividade, intitulada Simon says, dê comandos (representados nos slides) para os discentes e peça para que apenas obedeçam a estes quando forem seguidos pelos termos “Simon says”. Para o exercício, pois, combine comandos próprios, isto é, aqueles dados pelo professor e não por Simon juntamente aos comandos do próprio Simon  (iniciados por “Simon says”). Uma parte importante do desafio é que os discentes desobedeçam os comandos que não seguirem o termo-chave (Simon says), de modo que não concordem, nesses casos, com a ordem“don’t” e realizem as ações tal como fossem afirmativas (ex: “don’t read = *aluno imita um indivíduo lendo). No início da dinâmica as sentenças podem ser modalizadas apenas na afirmação / negação (de forma que a confusão centre-se na presença das palavras “Simon says” ou não); no entanto, conforme a dinâmica avançar, pode ser interessante a mesclagem das afirmativas e negativas numa mesma rodada.