Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II.

• Aprender a expor e questionar quais as coisas favoritas em inglês;
  • Apreender vocabulários comuns em diálogos sobre gostos e passatempos favoritos;
  • Compreender e praticar quais as principais cores em inglês;
  • Exercitar habilidades de produção oral por meio de atividades práticas.

Tempo: 1h 15 min (Uma hora e quinze minutos)

Etapa 01 (15 minutos):

Inicie a aula questionando aos alunos como passaram desde o(s) último(s) encontro(s) e se têm quaisquer dúvidas referentes aos últimos conteúdos vistos. Após esse clima de acolhimento, sugira uma rápida atividade de aquecimento que vise uma prática dinâmica, de aproximação, entre os discentes. Para a atividade (disponível nos slides), proponha que os estudantes escolham entre dois gostos, objetos ou passatempos. Incentivem que os aprendizes expliquem suas preferências e aproveite para estimular o uso livre da língua alvo neste momento da aula. A atividade tem o objetivo contextualizá-los e prepará-los para o tema central da aula: gostos pessoais, e deve tomar, no máximo, quinze minutos da aula.

Etapa 02 (40 minutos):

Num segundo momento, toque a canção “My Favorite Things”, do musical, “The Sound of Music” (Noviça Rebelde). Ao mesmo tempo, entregue uma cópia da letra para cada aluno e peça para que destaquem quais são os objetos e/ou passatempos favoritos do eu lírico na composição; da mesma forma, verifique se os discentes conhecem os objetos que destacaram. A canção do musical utiliza vocabulários não tão convencionais para relatar objetos e gostos específicos como os preferidos da voz lírica (vocábulos como raindrops, whiskers, kettles, sleigh bells, etc). Portanto, não priorize a apreensão de (possíveis) novos vocabulários por parte dos aprendizes, mas sim nas construções gramaticais que utilizam “my favorite things”, ou “these are my favorite things”. Antes de tocar a canção, também, adiante o que se passa na cena do musical. Uma outra possível produtividade de apreensão das estruturas linguísticas em uso na canção, é a correlação, intertextual, da obra com a canção“Seven Rings”, da cantora norte-americana Ariana Grande, possivelmente já conhecida pelos aprendizes, que pode ser anunciada para os discentes oralmente.

Em seguida, apresente, por meio do quadro ou dos slides, as novas estruturas e o novo vocabulário da aula, recorrente em diálogos cujos tópicos perpassam o tema favorite things e/ou preferências. Nesta aula, elabore, em conjunto com os discentes, vocábulos relacionados a favorite colors (substantivos), favorite food (substantivos) e favorite things to do in one’s free time (verbos). Questione aos aprendizes, também, ao final da apresentação de cada categoria de vocabulário, sobre seus objetos e/ou ações preferidas, de forma em que todos respondam pelo menos uma pergunta e participem da interação. Também dê espaço para os discentes que se sentirem confortáveis questionarem as preferências dos colegas e do professor – e os auxilie nas formulação das perguntas. Recomende que os alunos utilizem a estrutura linguística/gramatical completa ao informarem/indagarem suas preferências, visando maior apreensão das estruturas comunicativas e não apenas lexicais.

P.: What’s your favorite color/food/thing to do in your free time?R.: My favorite color/food/thing to do in my free time is

Etapa 03 (20 minutos):Nesta etapa, para terminar a aula, entregue os worksheets aos alunos, e informe-os para questionarem seus colegas a respeito dos gostos de cada um (seguindo a lógica da etapa anterior: favorite colors/foods/things to do in free time). Com as respostas dos colegas, eles devem preencher as lacunas do worksheet com os nomes daqueles cujos gostos dialogam com as informações de cada tabela (anexada acima). Instigue os alunos a conversarem com todos os colegas e completarem seus worksheets, permitindo que respondam múltiplos gostos. O objetivo principal da atividade, para além do uso livre das estruturas apreendidas, é que os discentes completem seus worksheets com os gostos de seus colegas e, dessa forma, também se conheçam melhor.