Autoria: Prof. Juliana Giseli Da Silva Zancanaro

Parte 1

1. Os estudantes iniciarão a atividade discutindo sobre as Redes Sociais. Serão incentivados a manifestar-se usando ao máximo a língua inglesa; as respostas dadas usando a língua materna também serão consideradas devido a grande diferença entre os níveis de proficiência no idioma apresentados pelos alunos
  • O professor fará perguntas iniciais para motivar os alunos a se envolverem na discussão: What is a Social Media? Do you have one? What do you use it for? What is your opinion about people who don’t have one? Is it important to have it nowadays? What are the positive and negative points of using/having it?

• Em seguida, os alunos assistirão metade do episódio Nose Dive, da série Black metade será assistida posteriormente) com áudio e legenda em inglês. Algumas palavras/expressões que possam ser desconhecidas devem ser escritas na lousa para facilitar a compreensão do episódio.
  • Por fim, os alunos serão direcionados ao uso do Quizlet live disponível no link https://quizlet.com/286691184/live, e realizarão um quizz sobre a atividade. Nesse momento, o professor verificará como as interações ocorrerão em cada grupo, formado de maneira aleatória pelo próprio aplicativo, e se é possível verificar que por meio das interações promovidas pelo aplicativo há uma melhora na compreensão do que foi assistido.

Parte 2

EVERY COIN HAS TWO SIDES

• Os estudantes iniciarão a atividade discutindo sobre as Redes Sociais e fazendo relação entre o fragmento da série de TV já assistida e o texto sobre o SCS chinês, serão incentivados a manifestar-se usando ao máximo a língua inglesa; as respostas dadas usando a língua materna também serão consideradas devido a grande diferença entre os níveis de proficiência no idioma apresentados pelos alunos.
  • O professor fará perguntas iniciais para motivar os alunos a se envolverem na discussão: Do you think it would be a good idea to be given a score? Would it be fair to divide people into two big groups: the trustworthy and the discredited? What would be the consequences of this Social Credit System, in your opinion?
  • Em seguida, os alunos assistirão a outra metade do episódio selecionado (a primeira parte já foi assistida na atividade 1) com áudio e legenda em inglês. Algumas palavras/expressões que possam ser desconhecidas devem ser escritas na lousa para facilitar a compreensão do episódio.
  • Por fim, os alunos serão direcionados ao uso do Quizlet live e realizarão um quizz sobre a atividade. Nesse momento, o professor verificará como as interações ocorrerão em cada grupo, formado de maneira aleatória pelo próprio aplicativo, e se é possível verificar que por meio das interações promovidas pelo aplicativo há uma melhora na compreensão do que foi assistido.
  • O professor fará uma discussão final e orientará os alunos a escreverem uma pequena redação sobre o tema: Tecnologias e Mídias digitais: sua importância agora e num futuro próximo.