Autoria: Ana Beatriz Malta Quintino de Araujo; Giovanna Palauro Silva; Laura Ferri Pulgatti.

Nível:  C1

Tempo: 50 minutos

Objetivos:

  • Expandir o vocabulário a respeito de elementos científicos;
  • Discutir a comédia e como ela pode se unir ao gênero de ficção científica por meio de previsões do que acontecerá no filme;
  • Mobilizar conhecimento para a  utilização de palavras do vocabulário científico dentro de um contexto adequado. 

Preparação: 

  • Impressão de algumas cópias do Anexo 1, a depender do formato da aula e da quantidade de alunos;
  • Se necessário, imprimir cópias do Anexo 2, a variar de acordo com o formato da aula e o número de alunos;
  • Conferir o funcionamento de projetores, computadores ou aparelhos televisivos necessários para a apresentação do vídeo;
  • Assistir ao filme e refletir se é adequado para o tipo de humor e idade da turma. 

Materiais:

  • Curta-metragem de comédia The Meltdown (12:29) (classificação indicativa: 16 anos) disponibilizado no Youtube;
  • Vocabulário científico com significados, podendo ser impresso ou digital, disponível no Anexo 1;
  • Projetor, computador ou televisão capaz de transmitir o vídeo do YouTube;
  • Anexo 2: Anexo com o diálogo a ser utilizado no role-play, podendo ser impresso ou projetado para que todos os alunos consigam ver e praticar ao mesmo tempo.

Etapa 1:

a) Inicie a aula cumprimentando os alunos e perguntando como estão. b) Introduza o tema da aula: comédia e ciência, perguntando se eles gostam de comédia e se eles já assistiram algo que misture ambos os temas. Alguns exemplos úteis para o professor podem ser: A trilogia Back to the future (De volta para o futuro), Meet the Robinsons (A família do futuro), Futurama Adventures (não indicado para menores de 18 anos), etc., explicando que eles assistirão a um curta-metragem que combina elementos engraçados com termos científicos. Nesta etapa, é importante gerar certa curiosidade a respeito do curta, perguntando o que os alunos acham que vai acontecer no filme ou que tipo de história será contada, para depois reaver essas questões e comparar com as impressões pós-filme.

Etapa 2:

a) Divida a turma em pequenos grupos e distribua o vocabulário científico (pode ser impresso ou o link do documento em aulas online, por exemplo) relacionado ao filme. Peça para os grupos discutirem o significado das palavras e expressões e fazerem uma previsão de como elas podem ser usadas no curta-metragem. Aqui, eles também podem comparar com as previsões que fizeram anteriormente e refletir se desejam mantê-las ou criar novas suposições a partir do vocabulário. b) Apresente o significado das palavras e discuta exemplos de como elas são utilizadas, sempre conferindo se não ficou nenhuma dúvida. c) Depois explique brevemente a história do curta-metragem The Meltdown e seu contexto.  Antes de projetar o filme, peça aos alunos que o escutem atentamente e tentem identificar as palavras e expressões científicas aprendidas anteriormente enquanto assistem. d) Depois de assistir, faça um levantamento de opiniões a respeito do que foi visto na obra. Se necessário, coloque o filme novamente, pausando em algumas partes para discutir cenas engraçadas e possíveis significados de termos científicos usados pelos personagens.

Etapa 3:

a) Conceda acesso aos alunos ao Anexo 2: Um role-play que utiliza o vocabulário trabalhado em um contexto adequado. b) Peça para que eles realizem a leitura em conjunto num primeiro momento, a fim de entender o diálogo por completo. c) Depois que as dúvidas forem elucidadas e a pronúncia tiver sido moldada, chega o momento da prática independente. Divida a turma em duplas e peça para que eles pratiquem o diálogo por conta própria, uma vez sendo o personagem 1 e uma segunda vez exercendo o papel do personagem 2. d) Ao final da aula, o professor faz um wrap-up do conteúdo aprendido em aula: pergunta aos alunos o que acharam do filme, o que aprenderam durante a aula e se gostariam de mais aulas como esta. 

Observação: Esta aula foi pensada para um grupo grande de alunos, mas ela pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada professor. Por exemplo, se a turma for pequena, é possível que as atividades em grupo sejam realizadas com a turma toda, sem a necessidade de separação em pequenos grupos. Caso a escola dispuser de recursos digitais, é interessante que o vocabulário seja apresentado com imagens ou até mesmo que o Anexo 1 seja projetado numa televisão, por exemplo. Em casos de aula online, uma boa alternativa é usar o SpatialChat no momento da prática do diálogo, uma vez que a plataforma cria um ambiente virtual de co-working que pode ser totalmente personalizado, desde o link, até o nome da sala e os espaços visuais, assim, podendo criar um ambiente virtual semelhante ao da usina nuclear do vídeo The Meltdown

ANEXO 1

Confira abaixo as palavras apresentadas no filme com suas definições de acordo com o Cambridge Dictionary:

Physicist – a person who studies physics or whose job is connected with physics.

Reactor – a large machine in which atoms are either divided or joined in order to produce power.

Lead – to control a group of people, a country, or a situation.

Awkward – difficult to use, do, or deal with.

Meltdown – an extremely dangerous situation in a nuclear power station in which the nuclear fuel becomes very hot and melts through its container and escapes into the environment.

Oversee – to watch or organize a job or an activity to make certain that it is being done correctly.

Cutting edge – the position of using the most advanced methods.

Plutonium – a chemical element that is a metal used in the production of nuclear power, and in nuclear weapons.

Core – the basic and most important part of something.

Centrifuge – a machine that turns a container round very quickly, causing the solids and liquids inside it to separate by centrifugal action.

Swear – to promise or say firmly that you are telling the truth or that you will do something or behave in a particular way.

Unload – to remove the contents of something, especially a load of goods from a vehicle, the bullets from a gun or the film from a camera.

Puddle – a small pool of liquid on the ground, especially from rain.

HR – Human Resources.

Ring a bell – to have been seen, heard etc before, but not remembered in detail.

Can’t stand – to hate someone or something.

Wheelchair – a chair on wheels that people who are unable to walk use for moving around.

Workplace – a building or room where people perform their jobs, or these places generally.

Chamber – a room used for a special or official purpose, or a group of people who form (part of) a parliament.

Wiping – to slide something, especially a piece of cloth, over the surface of something else, in order to remove dirt, food, or liquid.

Copay – a fixed cost for a service paid by someone who has insurance (= an agreement that a company will pay certain costs for health care, etc.) each time they use that service. This system is used in the U.S., Germany, and some other countries.

Glimpse – to see something or someone for a very short time or only partly.

Peak – the highest, strongest, or best point, value, or level of skill.

Blast – explosion.

Lumbar – relating to the lower part of the back.

Referências:

CAMBRIDGE Dictionaries Online. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/. Acesso em: 17 abr. 2024.

ANEXO 2

Practice this dialog with your partner then change roles. 

Person A: Hey, have you seen the physicist’s latest experiment?

Person B: Yeah, they’re working with cutting-edge reactor technology.

Person A: Impressive! How do they oversee such complex processes?

Person B: They lead a team to ensure safety and efficiency. Any awkward situation can lead to a meltdown.

Person A: That sounds risky. What’s the core element they use?

Person B: Plutonium. It’s crucial for nuclear power production.

Person A: And how do they separate materials?

Person B: They use centrifuges, spinning containers at high speeds.

Person A: It must be a challenging workplace.

Person B: Indeed, but their expertise shines at the peak of their skills.

Person A: Absolutely, their work is a blast!

Person B: Agreed. Their research pushes the boundaries of physics and lumbar the way for new discoveries.