Autoria: Marina de Paulo Nascimento

Nível: B1

Objetivos:

  • Praticar a compreensão oral por meio de um vídeo e uma música;
  • Praticar a fala por meio de um debate.
  • Revisar formas de se comunicar sobre experiências por meio do uso do Present Perfect

Tempo: 90 minutos

Preparação:

  • Organizar as condições necessárias para a exibição do primeiro vídeo selecionado; 
  • Criar as circunstâncias necessárias para que a turma envie mensagens eletrônicas privadas para a/o docente

Materiais:

  • Vídeo “ What’s the worst thing you’ve ever done”. 
  • Arquivo no Docs com as opções de erros apresentados no vídeo 1 (ANEXO 1; Link p/ as respostas corretas: ANEXO 2); 
  • Aplicativo para receber mensagens privadas com frases sobre as piores coisas que os/as estudantes já fizeram.

Etapa 1:

a) Inicia-se com o trabalho questionando como os/as estudantes estão. Depois, questiona-se qual será o tema da aula na opinião deles/as e projeta-se três possibilidades: 1 – Best day of Life2 – 7 Wonders of the World 3Mistakes.             b) Após ouvir a turma, explica-se que um vídeo será exibido pela primeira vez e que, por meio desta exibição inicial, eles/as devem identificar se suas previsões estavam certas e qual seria, de fato, a temática do encontro. b) Exibe-se o Vídeo 1.  c) Após a exibição, questiona-se, primeiro, o que acontece nessa mídia de modo geral e, depois, qual seria, consequentemente, o tópico da aula (Mistakes). c) Tendo, em conjunto com a turma, chegado à conclusão sobre o tema da aula, o/a docente destaca essa opção dentre aquelas anteriormente fornecidas, de modo a demonstrá-la como a selecionada.

Etapa 2: 

a) Na segunda etapa, explica-se que o vídeo será exibido novamente, mas que neste momento, os/as alunos receberão um arquivo com um conjunto de sentenças dentre as quais estão algumas das opções  de erros apresentados pelas crianças no vídeo. Assim sendo, eles/as terão que identificar quais são citados e assinalá-los. b) Depois de dar essas instruções, compartilha-se o material e solicita-se que, em silêncio, os/as discente leiam as opções antes da segunda execução do vídeo. c)  Após aguardar o suficiente, confere-se se a mídia pode ser reapresentada. d) Apresenta-se a mídia novamente. d) Posteriormente à reapresentação, convida-se os/as estudantes que se sentirem confortáveis a lerem as opções e, em conjunto com o grupo todo, avaliar se elas foram apresentadas ou não. Concomitantemente à correção, assinala-se as opções de erros correspondentes às falas do vídeo de forma que todos/as possam ver. e) Feito isso, se necessário, revisa-se as pronúncias relativas à atividade. 

Etapa 3

a) Na terceira etapa, o/a mediador questiona o grupo sobre qual principal forma de expressão linguística está sendo utilizada para questionar e responder sobre os erros (Present Perfect) e pede que a turma dê exemplos que justifiquem essa tese. Enquanto os exemplos são apontados, deve-se anotá-los de forma que todos vejam.  b) Depois disso, convida-se os/as estudantes a participar de uma dinâmica na qual eles/as compartilharão as piores coisas que já tenham feito, mas tendo em vista, unicamente, coisas que eles/as não se sintam envergonhados em compartilhar. c) Neste momento, se possível, o docente apresenta um exemplo próprio para deixar a turma mais confortável. d) Logo depois, explica-se que eles/as devem enviar estes “erros” por mensagens eletrônicas diretamente para o/a mediadora (WhatsApp, Instagram, etc) e que estas coisas devem ser expressadas por meio da utilização do Present Perfect. e) Após o envio, o/a docente lerá as frases apresentadas e motivará a turma a tentar adivinhar quem é responsável por qual exemplo. Nesse sentido, enfatiza-se que deve se dar justificativas como o perfil, a postura durante a leitura, etc. f) Ao finalizar a dinâmica, deve-se revisar as formas de expressão utilizadas neste momento da aula e também anteriormente, sobretudo aquelas recém integradas ao repertório do grupo. 

Observações: É interessante que o/a docente abra uma conta profissional para que os/as estudantes realizem as interações na aula. Se isso não for possível, a atividade pode ser feita por meio da utilização de papel e caneta.