Autoria: Profa. Lígia Ferreira da Silva Nobile

Atualizado por Pedro Marinelli de Carvalho Pietra França del Bello

Nível: A2

Objetivos:

  • Introduzir e exercitar verbos modais para expressar opiniões;

Materiais:

  • Lousa/projetor;
  • Reportagens fictícias;
  • Parágrafos a serem preenchidos.

Etapa 1

Inicie a aula perguntando aos alunos como eles expressam suas opiniões em português (frases como “eu acho”, “no meu ponto de vista”, etc), e vá anotando na lousa ou no projetor as expressões em inglês. Após isso, comece mostrando aos alunos trechos de reportagens e peça para que a classe responda se acreditam ou não em cada reportagem. Algumas reportagens são verdadeiras e outras são falsas, a ideia é que não seja tão óbvio a ponto da opinião dos alunos ser unânime (sinta-se livre para escrever suas próprias frases além das listadas aqui).

Websites and apps around the world went down this morning after Fastly, a major content delivery network, reported a widespread failure (CNN);

During the covid pandemic, it has been discovered that New York city’s ground is actually hollow; since te streets are all empty, it seems that the ground is inflating like a soccer ball after you step on it;

Animals have started taking advantage of cities as they enter lockdown during the coronavirus pandemic. From New Delhi, India to Buenos Aires, Argentina, groups of animals including deer and lemurs have started to come out to explore – in search of food or just to play (The Guardian);

Chaos: Former US president Barack Obama is seen driving a yellow 1958 Ford Thunderbird on the streets of Denver, locals fightned. “Its is true” — says president elect Joe Biden — “I was there”.

Etapa 2

Explique aos alunos as diferentes aplicações de cada verbo modal de opinião comparando-os ao português para um melhor entendimento. Então, entregue aos alunos os parágrafos com lacunas a serem preenchidas, e peça para que eles completem o que for necessário. A ideia deste exercício é que os alunos apliquem os verbos corretos nos contextos adequados, além de exercitar a concordância.

Will | Can | May | Must | Might | Would | |Should | Could 
He ______  speak two languages: french and italian.
I wish I ______ go to the moon!
You ______ listen to your parents.
I ______ like to have pizza.
Teacher, ______ I go to the bathroom, please?
It ______ be sunny on the weekend. 
You ______ pay your bills.
They ______ get married next year.
A tabela
Respostas:
He can speak two languages: french and italian.
I wish I could go to the moon!
You should listen to your parents.
I would like to have pizza.
Teacher, may I go to the bathroom, please?
It might be sunny on the weekend.
You must pay your bills.
They will get married next year.

Etapa 3

Como uso livre, peça para que eles completem a seguinte tabela com informações sobre si, revezando entre verdades e mentiras:

Something cool about meSomething new about meSomething strange about me

Os alunos então vão se reunir em duplas ou grupos e, informação por informação, vão dizer em uma conversação se acham que as informações apresentadas pelos colegas são verdadeiras ou falsas. A tabela não precisa ter sido preenchida por escrito previamente, os alunos podem inventar as informações na hora para que a conversação seja mais fluída.