Autoria: Vitor Xavier Gonçalves; João Vitor Bergamaschi; e Olavo Agrela Froeder

Nível: B2.

• Aprender a expressar desejos e vontades;
  • Refletir sobre a infância e o passado;
  • Aprender os usos e conjugações do verbo “To wish”;
  • Praticar a conjugação de expressões no passado;
  • Exercitar habilidades de compreensão e produção oral;
  • Exercitar a criatividade e adaptabilidade.

Tempo: Média de cinquenta minutos a uma hora e quinze minutos (0h50min – 1h15min)

Preparação: Reserve com antecedência, caso necessário, o equipamento e / ou sala com equipamentos para a reprodução do material didático selecionado.

Comece a aula cumprimentando devidamente os alunos e esclarecendo quaisquer avisos institucionais necessários; também retire, neste momento da aula, quaisquer dúvidas que os discentes possam ter (item A). A partir desse clima de acolhimento e esclarecimento, pergunte aos aprendizes quais eram seus desejos (“wishes”) de infância e/ou atuais (itens B, C e E). O início da estrutura de suas respostas deve ser adiantada pelo professor, como um auxílio (conforme indicam os slides). Os alunos podem – ou mesmo devem – responder mais de um exemplo, de forma que a atividade tome conta dos primeiros quinze / vinte minutos (no máximo) da aula.

Nesta etapa deve ser introduzido o material selecionado (música “Stressed Out”) aos discentes, de forma temática / comunicativa mas principalmente linguística. Com mais detalhes, antes de tocar a música, deixe claro no quadro da sala quais serão os momentos de maior produtividade linguística (foco desta aula) da canção, para que, quando a música for tocada com sua letra, a atenção dos alunos seja levada para os itens destacados (os slides adiantam quais partes devem ser destacadas: sentenças que expressam desejos / “wishes”). Após o término da canção, questione aos alunos (retomando as frases escritas no quadro), quais eram os desejos da voz lírica sobre sua infância, e veja o que esses compreenderam da composição. Num segundo momento, partindo dos exemplos da música, leve uma relação gramatical, visual (nos slides), de como o verbo “to wish” funciona e quais são suas conjugações – destaque o fato do verbo não compreender sentenças no presente, e também de conter uma conjugação da primeira pessoa do singular diferente (“I wish I were”, ao invés de “I wish I was”). Esta etapa deve conter o maior tempo da aula em uma média de vinte e cinco a trinta minutos (25-30 minutos).

Para finalizar a aula, reproduza o trecho do filme “Aladdin” para os alunos e peça para que estes, partindo da trama da ficção e do tema “wishes”, pensem em quais seriam dois desejos (como os do filme) de seus interesses, e para que guardassem seu terceiro (e último) pedido para depois. Os alunos têm de ser organizados em um círculo e, utilizando de seu último pedido ao Gênio (aqueles que haviam guardado), devem contestar, criativamente, um dos desejos da próxima pessoa na roda, da mesma forma que fossem contestados por um colega anterior a si (seguem alguns exemplos de contestações nos slides que devem ser adiantados aos discentes como referência). Dessa forma, todos fariam dois desejos ao Gênio e teriam ao menos um desses pedidos anulados, enquanto também contrariaríam algum de seus colegas. Ao final do exercício, todos haveriam apenas um desejo não influenciado, e um outro criativamente negado. A reprodução do vídeo e a execução da dinâmica podem ter uma média de vinte minutos (20 minutos).
Observações: Para turmas com alunos mais jovens, é interessante diminuir a complexidade gramatical trazida, ou mesmo a música trabalhada neste plano (que remete à infância). Da mesma forma, para trabalhar com faixas etárias adultas ou idosas, é mais produtivo mudar alguns dos exemplos trazidos, podendo a dinâmica da primeira atividade ser mudada exclusivamente para desejos do passado, ou mesmo para arrependimentos (“I wish I had”).