Autoria: Profª Gabriela Vianna Mello

Nível: B1

• Trabalhar a conversação
  • Fixar as formas do Simple Past
  • Marcar a diferença do uso de “used to” e “would” quando usados para nos referirmos a hábitos do passado

• Projetor e aparelhos de áudio.
  • Curta “Alike
  • Lyrics Training da música “Somebody that I used to know” .

Nesta aula trabalharemos principalmente tradições familiares e memórias da infância. Para introduzir o tema, apresente aos alunos um pequeno texto explicativo sobre “Spring Clean”, o qual eles devem ler silenciosamente. Após a leitura, promova uma breve discussão sobre o tema, fazendo com que as questões guiem uma reflexão mais pessoal. Sugestões de perguntas: “Vocês já ouviram falar sobre esse tema antes? Talvez em alguma série de televisão/filme.”; “Vocês têm o costume de realizar essa grande faxina em família?”; “Existe algum outro grande evento familiar/tradição na sua casa? Se não, você gostaria de existisse?”; “Existia algum quando você era criança? Quando você for dono/a de uma casa, você gostaria de construir tradições?” Aproveite para esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário do texto.

Nessa etapa, apresente aos alunos dois textos que relatam experiências rotineiras de infância:

Após a leitura dos textos, promova novamente uma breve discussão acerca das memórias de infância, procurando fazer com que os alunos utilizem, mesmo que não conscientemente, a estrutura “When I was a kid, I used to/would…” para relatarem suas memórias. Utilize os exemplos dos próprios alunos (e, se necessário, exemplos extra) para destacar a estrutura utilizada nesse processo. Ressaltar a diferença de tom do discurso quando utilizamos “used to” (hábito) e “would” (relacionado a memórias mais afetivas). Destacar também a diferença de funcionamento gramatical dos verbos já que um deles é um modal verb.

Etapa 3

Para promover a discussão final, em que os alunos mais uma vez farão uso da estrutura principal trabalhada durante a aula, agora de maneira mais consciente, apresente a eles o curta “Alike” linkado nos materiais deste plano. O vídeo não contém comunicação verbal, então muito provavelmente não haverá complicações do entendimento do vídeo. Sugestões de perguntas para viabilizar a discussão a respeito do vídeo: “No começo do vídeo, como era a experiência da criança na escola? E depois de algum tempo?”; “Qual era a relação do pai da criança com o trabalho?”; “Qual o significado do uso de cores no curta?”; “Como era ir para a escola para você durante a infância?”; “Como podemos relacionar esse vídeo com as nossas vidas?”

Observações:

1) Caso você tenha uma turma grande, uma estratégia para desenvolver as discussões é separar os alunos em grupo para uma discussão inicial das perguntas e depois pedir para que eles compartilhem as reflexões com a sala toda, já que alguns podem se sentir inibidos de expressar opiniões/fazer uso da segunda língua diretamente na frente de todos os colegas.
2) Uma ideia de tarefa para essa aula seria a utilização do aplicativo “Lyrics Training” (linkado na área a de materiais deste plano).para os alunos terem contato com a letra da música “Somebody That I Used to Know” e praticarem o habilidade de compreensão oral.