Autoria: Profa. Rafaela Ramires Haynes

Atualizado por Pedro Marinelli de Carvalho

• Fixação de léxico relativo a culinária;
  • Introdução a Imperative Verbs.

• Projetor e equipamento de áudio;
  • Folhas impressas da tabela utilizada na aula;
  • O power point Where you might find;
  • A receita e o vídeo presentes neste link.

Etapa 1

Inicie a aula com o warm up a seguir. Nesse warm up, serão apresentadas oito receitas típicas de países que tenham o inglês como língua oficial e para cada prato, o aluno terá que escolher entre três opções de países.

Os alunos devem adivinhar o país de origem de cada uma das comidas apresentadas (todos os países tem como origem um país que tenha o inglês como língua oficial). Quando os alunos tiverem tentado adivinhar, peça para eles votarem (pedindo para eles levantarem a mão na opção escolhida por cada um), em seguida, apresente o país de origem de cada receita e explique brevemente sobre cada receita (o país de origem e a breve explicação sobre cada receita estão em anexo no power point na sessão “Materiais”).

Etapa 2

Como uma atividade de Reading, apresente a receita de torta de maçã (em anexo) e pergunte para os alunos, ao olharem rapidamente para o texto, se conseguem perceber o gênero textual em questão, depois que todos souberem o gênero textual, peça para que leiam a receita e mostre o  vídeo (https://www.tasteofhome.com/recipes/apple-pie/).

Peça para que dêem um título para o mesmo, em seguida peça para os alunos encontrarem e grifarem os verbos que aparecem no texto. A partir do uso do texto, comece a explicação sobre “Imperative verbs”.

Etapa 3

Proponha que os alunos expliquem uns aos outros em inglês uma receita qualquer. Deixe que se reúnam em duplas ou grupos e lhes dê tempo para que pesquisem ou decidam por memória uma receita de qualquer nacionalidade, brasileira ou estrangeira. A proposta é que o aluno tenha em mãos uma receita em português, e que ele traduza a receita escolhida usando Imperative Verbs para que um colega adivinhe de qual comida se trata.