Autoria: Aline Bertanha, Vitor Xavier Gonçalves

• Desenvolver a habilidade de conversação;
  • Dialogar sobre a cultura dos anos 2000;
  • Apreender gírias e expressões características da época;
  • Praticar tempos verbais no passado.

Tempo: 1 hora a 1 hora e meia;

• Tv;
  • Acesso à internet
  • Lousa;
  • Caneta/Giz;
  • Folhas sulfite.

Etapa 1

Inicie a aula com uma atividade receptiva – warm up – que apresente/relembre aos aprendizes o período dos anos 2000. Para tanto, organize um moodboard com fotos pessoais do professor e de objetos/lugares/celebridades populares na época. É interessante ressaltar as diferenças entre o que era popular/mais utilizado no período e a atualidade, por isso, traçe também, quando possível, paralelos com o tempo presente.

Etapa 2

Após o warm up, apresente algumas gírias em inglês populares nos anos 2000. Dê ênfase àquelas que ainda podem ser ouvidas hoje em dia e às que saíram de moda (alguns exemplos podem ser: sick, ‘rents, chillax, buff, etc). Os exemplos podem ser retirados de repertórios conhecidos na época, como do popular filme Meninas Malvadas (que utiliza do slang ‘fetch’).

Encontre mais exemplos no site: https://promova.com/blog/vocabulary-from-the-early-2000s.

Após apresentar aos alunos algumas gírias, explique cada expressão, enfatize seu significado, circunstância de uso e o quadro que popularizou tal gíria. Exemplos: take a chill pill e talk to the hand – como gírias que emergiram para repercutir atitudes passivo-agressivas, populares na época.

A partir disso, discuta alguns longa-metragens populares dos anos 2000 em que pode-se observar o uso das expressões vistas. Questione os discentes acerca dos filmes que já conhecem – e se conheceram em português/inglês – e dos que mais despertaram seus interesses. Pode ser interessante, também, comentar brevemente a sinopse de alguns dos filmes em questão. Deixe também disponível uma lista com diversos destes repertórios para os aprendizes: https://letterboxd.com/kayleighxedge/list/00s-movies/.

Etapa 3

Nesta etapa, pratique em conjunto com os alunos suas capacidades de escrita, e peça para que escrevam sobre o que se lembram dos anos 2000 e o que jogavam/ouviam/assistiam na época. Instrua aqueles que não tem fortes lembranças do período a serem criativos e a assumirem o papel de alguma personagem popular da época, ou seja, peça para que escrevam na primeira pessoa do singular como se fossem tal personagem vivendo em determinado universo fictício. Dê espaço para que os estudantes sejam imaginativos e tomem riscos.

Caso necessário, revise novamente, antes da atividade, a conjugação de verbos no passado simples (simple past) e no passado simples contínuo (past continuous). Enfocando principalmente na conjugação da primeira pessoa do singular/plural.

Para praticar a escuta dos alunos, por último, recomende também para que entrem no link: https://lyricstraining.com/play/kelly-clarkson/since-u-been-gone/HW8nMdGgGW#b7w e completem a letra da música de Kelly Clarkson, Since U Been Gone, popular dos anos 2000 e que contém bastante verbos conjugados no tempo passado.

Observação:
É produtivo para esta aula que os alunos tenham algum conhecimento prévio acerca das conjugações mais básicas do passado – Simple Past e Past Continuous. E que tenham alguma familiaridade com as conjugações em primeira pessoa do singular e plural.