Autoria: Profª Gabriela Vianna Mello

Nível: A1

Objetivos:

  • Revisar: números cardinais e meses do ano.
  • Apresentar: números ordinais e adjetivos.
  • Trabalhar conversação através de apresentação pessoal de personalidade a partir de signos do zodíaco, assim como fixar o uso do verbo “to be”.

Materiais:

Etapa 1:

Apresente aos alunos em um slide, por exemplo, todos os signos do zodíaco, assim como os meses do ano correspondentes a eles, e incentive-os a falarem sobre seus signos, se eles acreditam ou não nas características associadas a eles, entre outros assuntos que possam surgir sobre o tema. Finalmente, pergunte a eles qual é o signo deles, já apresentando a estrutura “What’s your zodiac sign? I’m a/an…” e permitindo que eles consultem o slide em busca do nome correspondente em inglês. Aproveite esse momento para ler em conjunto com os alunos e apresentar todos os signos.

Etapa 2: 

Após a apresentação/leitura dos signos e meses, revise com eles os números cardinais. A sugestão aqui é marcar a diferença de pronúncia entre “thirteen” e “thirty”, por exemplo, caso os alunos ainda não tenham tido contato com esse detalhe da fonética da língua. Após a revisão dos números cardinais, explique a eles que quando nos referimos em inglês aos números dos dias do mês podemos usar os números ordinais e os apresente também, em conjunto com a pronúncia do “th sound”.

Etapa 3

Em seguida, apresente a eles três modos distintos de perguntar a alguém sobre o signo da pessoa: 1) “What’s your zodiac sign?”; 2) “When were you born?”; 3) “When is your birthday?” e, caso necessário, apresente possíveis respostas para que eles tenham um ponto de partida para basear as suas próprias. Permita que os alunos circulem descobrindo os signos de seus colegas a partir das três perguntas apresentadas. Eles podem compartilhar suas descobertas com o restante da sala.

Etapa 4

Apresente aos alunos uma lista de adjetivos que deverão ser ligados por eles em duplas/trios aos signos do zodíaco a partir de conhecimento comum do assunto:

A maioria dos adjetivos apresentados são similares à sua tradução para o Português, portanto a sugestão é deixar que eles tentem realizar a combinação sem o auxílio de um dicionário em um primeiro momento. Após a combinação, cheque os resultados com eles e possíveis dúvidas acerca de significado e pronúncia. É importante ressaltar que, apesar de algumas características serem mais ligadas a um signo específico, não há resposta correta.

Após a apresentação dos adjetivos, apresente aos alunos as perguntas “What are you like?” e “What’s your best friend like?” e explique que são usadas para perguntar sobre a personalidade de uma pessoa. Então, deixe que eles se apresentem e também apresentem seus melhores amigos em grupos pequenos a partir dessas perguntas e usando os adjetivos vistos em aula e algum outro que eles talvez já possam conhecer. Após a apresentação em grupos pequenos, incentive-os a compartilhar com sala o que eles descobriram sobre os colegas. 

Para finalizar a aula, caso haja tempo, você pode utilizar a música “Just the way you are” de Bruno Mars para que os alunos tentem identificar os adjetivos presentes na letra.