Autoria: Simôni Cristina Arcanjo e Laura Ferri Pulgatti
Dinâmica: Leilão

O que é essa ideia?
A dinâmica do leilão é uma abordagem interativa e envolvente que utiliza elementos de competição e participação ativa dos alunos para contribuir na aprendizagem. Nessa atividade, os aprendizes utilizam dinheiro fictício para “licitar” pela oportunidade de responder perguntas de revisão de conteúdo. Isso cria um ambiente colaborativo e motivador, incentivando os alunos a demonstrarem seus conhecimentos e habilidades.

Por que usá-la?
Essa ideia é valiosa por diversas razões, com destaque para:
Engajamento: A natureza competitiva da dinâmica do leilão mantém os alunos envolvidos e interessados nas perguntas de revisão.
Participação Ativa: Os alunos precisam fazer lances e responder às perguntas, promovendo a participação ativa e o uso dos conhecimentos construídos nas aulas.
Revisão: A competição torna a revisão do conteúdo mais eficaz e memorável, pois os alunos estão investidos na obtenção de pontos.
Trabalho colaborativo: Os alunos precisam tomar as decisões em conjunto, de maneira colaborativa.

Materiais necessários:

  • Cédulas falsas de dinheiro (mesmo valor para cada grupo)
  • Slides ou tirinhas de papel com perguntas de revisão de conteúdo
  • Aparelho de datashow para apresentação de slides. Se não tiver, usar o quadro (lousa).
  • Quadro ou painel para acompanhar os pontos

Como realizar?

  1. Divisão em grupos: Divida a sala de aula em grupos de tamanho igual. Distribua as cédulas falsas de dinheiro, sendo a mesma quantia e o mesmo número de cada valor de cédula. Ex.: R$200, 00: duas de 50, oito de 10 e 4 de 5 (todos os grupos precisam receber igual). Além disso, o professor pode avisar que não dá troco, para que, assim, não atrase a dinâmica da atividade.
  2. Explicação do leilão: Explique que o objetivo da dinâmica é responder corretamente às perguntas de revisão de conteúdo para ganhar pontos. Cada grupo usará seu dinheiro falso para “licitar” pela chance de responder à pergunta.
  3. Apresentação das perguntas: Apresente as perguntas de revisão de conteúdo por meio de slides. Cada pergunta deve ter diferentes níveis de dificuldade. Certifique-se de que as perguntas estejam relacionadas ao tópico da aula.
  4. Leilão e resposta: Comece com a primeira pergunta. Abra um leilão, onde os grupos competem oferecendo quantias de dinheiro falso para ter a chance de responder. O grupo que fizer o maior lance ganha o direito de responder.
  5. Resposta e pontuação: O grupo vencedor deve responder à pergunta. Se eles responderem corretamente, ganham a quantidade de pontos equivalente à dificuldade da pergunta respondida. Se errarem, a pergunta pode ser passada para o próximo grupo em ordem de lances. A cada resposta (errada ou não), o professor deve explicar/revisar brevemente o assunto como forma de auxiliar os alunos a fixarem o conteúdo.
  6. Atualização dos pontos: Mantenha um quadro para acompanhar os pontos de cada grupo à medida que avançam nas perguntas. Adicione os pontos que eles ganharem com suas respostas corretas.
  7. Rodadas subsequentes: Repita os passos 4 a 6 para cada pergunta de revisão de conteúdo, dando a todos os grupos oportunidades de oferecer lances e ganhar pontos.
  8. Determinação do vencedor: Ao final das perguntas, some os pontos acumulados por cada grupo. O grupo com a maior pontuação total é declarado vencedor do leilão, independente do dinheiro que sobrar.

Considerações:

Essa atividade promove uma revisão interativa e dinâmica do conteúdo, ao mesmo tempo que aprimora habilidades de tomada de decisão e fomenta a colaboração em equipe, resultando na criação de um ambiente de aprendizado envolvente e estimulante. A versatilidade da dinâmica do leilão a torna aplicável a aulas de diversas línguas estrangeiras, permitindo que os professores a adaptem conforme os objetivos pedagógicos para cada turma. A dinâmica do leilão também pode ser implantada no contexto online, como por meio do uso do Google Meet ou do Zoom. Os alunos podem fazer os lances no chat, garantindo a interatividade virtual. Para evitar confusões, cada grupo deve designar um representante responsável pelos lances. Uma abordagem adicional é alocar os alunos em salas de grupos, possibilitando discussões internas, enquanto a sala geral (onde ocorrem os lances) permite a interação entre
todos os participantes.