DinĂąmica: Mata-moscas

Autoria: JoĂŁo Paulo De Martini, Marcela Tafner, Laura Ferri Pulgatti

O que Ă© essa ideia?

A dinĂąmica do “Mata-Moscas” Ă© uma atividade envolvente para a sala de aula, projetada para aprimorar as competĂȘncias linguĂ­sticas dos alunos. É uma dinĂąmica muito interativa e estimula os alunos a praticar a formação de frases de maneira divertida e descontraĂ­da.

Por que usĂĄ-la?

Essa atividade Ă© ideal para promover a prĂĄtica ativa do idioma, incentivando os alunos a pensar rapidamente, formular frases corretas e trabalhar em equipe. 

Materiais NecessĂĄrios:

Mata-moscas (pode ser uma folha de papel)

Blocos de post-its.

Marcadores ou giz (para escrever na lousa, se necessĂĄrio).

Como realizĂĄ-la?

1. Prepare duas tabelas: uma com palavras em lĂ­ngua estrangeira e outra com as palavras correspondentes em portuguĂȘs. Coloque a tabela de palavras em lĂ­ngua estrangeira na lousa ou em um local visĂ­vel para todos os alunos.

2. Divida os alunos em grupos, garantindo que cada grupo tenha a mesma quantidade de alunos ou um nĂșmero aproximadamente igual.

3. Explique que em cada rodada um aluno representante de cada grupo se aproximarĂĄ da lousa. VocĂȘ, como professor, dirĂĄ uma palavra em portuguĂȘs e os alunos devem encontrar e bater na palavra correspondente em lĂ­ngua estrangeira na tabela da lousa.

4. Comece a primeira rodada. Diga uma palavra em portuguĂȘs em voz alta. Um representante do grupo corre atĂ© a lousa e tenta bater na palavra correspondente em lĂ­ngua estrangeira o mais rĂĄpido possĂ­vel. 

5. Marque pontos para os grupos cujos representantes acertam as correspondĂȘncias corretas.

6. Repita o processo com novas palavras em portuguĂȘs para cada rodada. Certifique-se de que cada aluno do grupo tenha a oportunidade de ser o representante em pelo menos uma rodada.

ConsideraçÔes: 

Esta dinĂąmica pode ser ajustada para atender a diferentes nĂ­veis de proficiĂȘncia linguĂ­stica, variando a complexidade das palavras conforme necessĂĄrio. Encoraje todos os membros do grupo a participarem ativamente. AlĂ©m do representante, todos os alunos devem estar atentos e prontos para ajudar a equipe. Mantenha o jogo animado e divertido. O componente competitivo deve ser equilibrado com uma atmosfera descontraĂ­da e inclusiva para garantir uma experiĂȘncia de aprendizado positiva para todos os alunos. Ao final do jogo, reĂșna os alunos e use esse tempo para destacar conceitos importantes e reforçar o significado das palavras, transformando o jogo em uma oportunidade de aprendizado contĂ­nuo.