Dinâmica: Mata-moscas

Autoria: João Paulo De Martini, Marcela Tafner, Laura Ferri Pulgatti

O que é essa ideia?

A dinâmica do “Mata-Moscas” é uma atividade envolvente para a sala de aula, projetada para aprimorar as competências linguísticas dos alunos. É uma dinâmica muito interativa e estimula os alunos a praticar a formação de frases de maneira divertida e descontraída.

Por que usá-la?

Essa atividade é ideal para promover a prática ativa do idioma, incentivando os alunos a pensar rapidamente, formular frases corretas e trabalhar em equipe. 

Materiais Necessários:

Mata-moscas (pode ser uma folha de papel)

Blocos de post-its.

Marcadores ou giz (para escrever na lousa, se necessário).

Como realizá-la?

1. Prepare duas tabelas: uma com palavras em língua estrangeira e outra com as palavras correspondentes em português. Coloque a tabela de palavras em língua estrangeira na lousa ou em um local visível para todos os alunos.

2. Divida os alunos em grupos, garantindo que cada grupo tenha a mesma quantidade de alunos ou um número aproximadamente igual.

3. Explique que em cada rodada um aluno representante de cada grupo se aproximará da lousa. Você, como professor, dirá uma palavra em português e os alunos devem encontrar e bater na palavra correspondente em língua estrangeira na tabela da lousa.

4. Comece a primeira rodada. Diga uma palavra em português em voz alta. Um representante do grupo corre até a lousa e tenta bater na palavra correspondente em língua estrangeira o mais rápido possível. 

5. Marque pontos para os grupos cujos representantes acertam as correspondências corretas.

6. Repita o processo com novas palavras em português para cada rodada. Certifique-se de que cada aluno do grupo tenha a oportunidade de ser o representante em pelo menos uma rodada.

Considerações: 

Esta dinâmica pode ser ajustada para atender a diferentes níveis de proficiência linguística, variando a complexidade das palavras conforme necessário. Encoraje todos os membros do grupo a participarem ativamente. Além do representante, todos os alunos devem estar atentos e prontos para ajudar a equipe. Mantenha o jogo animado e divertido. O componente competitivo deve ser equilibrado com uma atmosfera descontraída e inclusiva para garantir uma experiência de aprendizado positiva para todos os alunos. Ao final do jogo, reúna os alunos e use esse tempo para destacar conceitos importantes e reforçar o significado das palavras, transformando o jogo em uma oportunidade de aprendizado contínuo.