Autoria: Laura Ferri Pulgatti

O que é essa ideia?

A dinâmica “Pirâmide de Palavras” promove habilidades de comunicação e colaboração entre os alunos. Este jogo desafia os participantes a descreverem palavras sem usar o termo específico, enquanto o colega tenta adivinhar.

Por que usá-la?

Esta dinâmica é uma maneira divertida de desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal, promovendo o trabalho em equipe e o pensamento rápido. Além disso, estimula a criatividade e o raciocínio rápido, enquanto os participantes buscam associar palavras-chave com conceitos mais amplos.

Materiais necessários:

– Computador conectado a um projetor;

– Lista de 20 categorias com cinco palavras relacionadas a cada categoria (por exemplo: palavras que começam com c, coisas que você não pode ver, países populares);

– Programa de apresentação (por exemplo, PowerPoint) para exibir as palavras de forma organizada.

Como realizá-la?

  1. Divida a turma em dois times e posicione duas cadeiras entre eles, uma voltada para a tela projetada e outra de costas para ela. Cada rodada terá dois jogadores, um de cada time.
  2. O jogador de frente para a tela (vamos chamá-lo de Aluno A) oferece três opções de tópicos para seu colega (Aluno B) escolher. O Aluno B escolhe um tópico, e o Aluno A visualiza as cinco palavras relacionadas a esse tópico na tela.
  3. O Aluno A descreve a primeira palavra sem mencioná-la diretamente, enquanto o Aluno B tenta adivinhá-la.
  4. Quando o Aluno B acerta a primeira palavra, o Aluno A passa para a próxima da lista, até esgotar as cinco palavras ou o tempo (um minuto).
  5.  Os times recebem pontos para cada palavra adivinhada. 
  6. Os times se revezam escolhendo, descrevendo e adivinhando em cada rodada e ganha o time que tiver o maior número de pontos ao final.

Considerações: 

Este jogo pode ser adaptado para diferentes níveis de habilidade e idades, ajustando a complexidade das palavras e o tempo de cada rodada. Incentive os alunos a serem criativos em suas descrições e a prestar atenção às pistas verbais e não verbais do colega. Utilize a competição saudável como estímulo, mas enfatize a importância da cooperação e do trabalho em equipe para alcançar o objetivo final.

Fonte: https://www.fluentu.com/blog/educator-english/esl-games-for-the-classroom/