Autoria: Laura Ferri Pulgatti
O que é essa ideia?
A dinâmica “Pirâmide de Palavras” promove habilidades de comunicação e colaboração entre os alunos. Este jogo desafia os participantes a descreverem palavras sem usar o termo específico, enquanto o colega tenta adivinhar.
Por que usá-la?
Esta dinâmica é uma maneira divertida de desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal, promovendo o trabalho em equipe e o pensamento rápido. Além disso, estimula a criatividade e o raciocínio rápido, enquanto os participantes buscam associar palavras-chave com conceitos mais amplos.
Materiais necessários:
– Computador conectado a um projetor;
– Lista de 20 categorias com cinco palavras relacionadas a cada categoria (por exemplo: palavras que começam com c, coisas que você não pode ver, países populares);
– Programa de apresentação (por exemplo, PowerPoint) para exibir as palavras de forma organizada.
Como realizá-la?
- Divida a turma em dois times e posicione duas cadeiras entre eles, uma voltada para a tela projetada e outra de costas para ela. Cada rodada terá dois jogadores, um de cada time.
- O jogador de frente para a tela (vamos chamá-lo de Aluno A) oferece três opções de tópicos para seu colega (Aluno B) escolher. O Aluno B escolhe um tópico, e o Aluno A visualiza as cinco palavras relacionadas a esse tópico na tela.
- O Aluno A descreve a primeira palavra sem mencioná-la diretamente, enquanto o Aluno B tenta adivinhá-la.
- Quando o Aluno B acerta a primeira palavra, o Aluno A passa para a próxima da lista, até esgotar as cinco palavras ou o tempo (um minuto).
- Os times recebem pontos para cada palavra adivinhada.
- Os times se revezam escolhendo, descrevendo e adivinhando em cada rodada e ganha o time que tiver o maior número de pontos ao final.
Considerações:
Este jogo pode ser adaptado para diferentes níveis de habilidade e idades, ajustando a complexidade das palavras e o tempo de cada rodada. Incentive os alunos a serem criativos em suas descrições e a prestar atenção às pistas verbais e não verbais do colega. Utilize a competição saudável como estímulo, mas enfatize a importância da cooperação e do trabalho em equipe para alcançar o objetivo final.
Fonte: https://www.fluentu.com/blog/educator-english/esl-games-for-the-classroom/