Tags: pronomes; pessoas do discurso

Objetivos:

  • Evidenciar o conteúdo gramatical sobre pessoas do discurso e pronomes pessoais;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos acerca da interpretação de uma música.

Tempo: 60min

Etapa 1: Perguntar aos alunos como estão; Tocar a epígrafe da aula (música “Bem Pior Que Eu”, de Marília Mendonça), mostrando a letra com os pronomes grifados; 

Etapa 2: Explicar aos alunos o que são pronomes e quais suas categorias (pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos), explicando que a aula trabalhará com o primeiro; Apresentar o conceito de pronomes; Explicar quais são as pessoas do discurso, prosseguindo aos pronomes pessoais e quais são suas flexões em gênero e número;  Passar a lista de exercícios, anexada em “Materiais”. 

Etapa 3: Passar a música “Sabiá”, de Marília Mendonça e Henrique & Juliano; Fazer as atividades do exercício 2, de forma oral, sem escrita, com a turma, visando realizar uma pequena interpretação da música. 

Observações: esta é a segunda de três aulas de uma sequência didática pensada numa turma de hispanohablantes. A que antecede esta se intitula “Tateando e nomeando o mundo: os substantivos comuns e próprios” e a que sucede é “Pertencendo e demonstrando: pronomes possessivos e demonstrativos”, também encontrada no repositório do Português Língua Estrangeira (PLE), nível A1, situado no site da RAPLE

Autoria: Erick Lucio

Nível: A1