Tags: pronomes, concordância; flexão

Objetivos:

  • Evidenciar o conteúdo gramatical acerca dos pronomes possessivos e demonstrativos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos acerca do entendimento quanto à flexão em gênero e número dos pronomes, de acordo com o substantivo ao qual se referem;

Tempo: 60min

Etapa 1: Se apresentar, para inserir o conteúdo gramatical de pronomes pessoais (eu sou o …), possessivos (tenho X anos) e demonstrativos (esta é a aula de número … do conteúdo programado); Tocar a epígrafe da aula (música “Valsinha”, de Chico Buarque), mostrando a letra com pronomes grifados; 

Etapa 2:  Explicar aos alunos o que são pronomes e quais suas categorias (pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos), explicando que a aula trabalhará com os pronomes pessoais; Apresentar o conceito desses pronomes e explicar quais são as pessoas do discurso, prosseguindo às flexões em gênero e número dos pronomes; Passar a lista de exercícios, anexada em “Materiais”. 

Etapa 3: Para fixação do conteúdo de pronomes demonstrativos, formar duplas na turma e pedir que os alunos peguem um objeto pessoal que esteja na sala de aula e fiquem parados, já em duplas, em cantos opostos. Feito isso, os alunos devem fazer perguntas quanto aos objetos, utilizando os pronomes, de acordo com as distâncias que estão entre si; Realizar a interpretação, sem escrita, da música “Nossa Canção”, de Vanessa da Mata, partindo das perguntas norteadoras.

Observações: esta é a última de três aulas de uma sequência didática pensada numa turma de hispanohablantes. As que antedendem esta são, em ordem, “Tateando e nomeando o mundo: os substantivos comuns e próprios” e “Nos identificando: pronomes pessoais e pessoas do discurso”também encontradas no repositório do Português Língua Estrangeira (PLE), nível A1, situado no site da RAPLE

Autoria: Erick Lucio    

Nível: A1