Objetivos:

  • Apresentar o conceito e a função das preposições na língua portuguesa;
  • Ensinar o uso das preposições  “de”, “em”, “para” e “com” em diferentes contextos;
  • Promover a prática oral e escrita do uso correto das preposições;
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e aplicar preposições em frases simples.

Tempo: 50min.

Preparação:

  • Levar objetos ou impressão de imagens para os alunos se basearam para criar frases;
  • Impressão da lista de exercícios.

Materiais:

Etapa 1:

Recepcione os alunos perguntando sobre as coisas que gostam ou de onde são, utilize perguntas simples como “O que você gosta?”. É esperado que haja respostas como “Eu gosto de chocolate”, “Eu sou de (cidade/país)”, aproveite o momento para anotar as respostas na lousa. Em seguida, peça para que os alunos releiam as frases e oriente que apontem quais são as palavras que ligam os elementos das frases. Caso a turma tenha dificuldade com termos gramaticais, o docente pode comparar as preposições com uma “ponte” que liga as frases, a fim de facilitar o entendimento do conteúdo.

Pergunte aos alunos se eles se lembram de alguma preposição que já viram. Incentive-os a dar exemplos em suas próprias línguas para verem a diferença ou a semelhança.

Etapa 2: 

Anote na lousa as preposições que serão trabalhadas em aula: “de”, “em”, “para” e “com”. Nessa etapa, através dos slides, apresentaremos o contexto de uso de cada uma das preposições e algumas aplicações como exemplo prático. Caso o docente ache necessário, pode utilizar objetos ou imagens de apoio para que os alunos criem suas próprias frases com as preposições. Peça que eles digam, por exemplo: “Eu escrevo com a caneta.”, incentive-os a repetir as frases criadas em voz alta.

Etapa 3: 

Por último, distribua a lista de exercícios para os alunos. Nesta etapa, é importante que a aula seja manejada de forma leve, a fim de respeitar o limite de aprendizagem dos alunos, é recomendado que o docente circule pela sala para tirar dúvidas e corrigir erros pontuais. Durante a realização das atividades, pergunte a eles quais preposições acharam mais fáceis ou difíceis de se usar e oriente-os em relação a compreensão do conteúdo e liste novas preposições que possam implementar o vocabulário da sala. Ao final, corrija a atividade em conjunto na lousa, estimulando que os alunos leiam suas frases em voz alta, abra espaço para perguntas e feedback. Reforçe que, com a prática, o uso das preposições se tornará mais natural. A execução e correção das atividades pode ser feita em grupos, a fim de dinamizar a aula.

Observações: É importante observar que esse é um plano de aula inicial, ou seja, as preposições vistas nessa aula são preposições “básicas”. É necessário aulas complementares, com novas preposições, elevando a complexidade da aula e dando continuidade ao conteúdo visto. Caso os alunos tenham muita dificuldade, simplifique as frases e foque em apenas duas preposições por vez.

Autoria: João Marcos Ignácio

Nível: A1