Tags: Pronomes Pessoais, Caso reto, Apresentação pessoal.
Objetivos:
- Apresentar o conceito e a função dos pronomes pessoais do caso reto;
- Ensinar o uso dos pronomes pessoais do caso reto;
- Promover a prática oral e escrita do uso correto dos pronomes pessoai;
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e aplicar os pronomes pessoais em frases simples.
Etapa 1:
Recepcione os alunos perguntando sobre eles ou quem são as pessoas importantes em suas vidas, utilize perguntas simples como “Quem é você?”, “Quem é seu melhor amigo? O que ele/ela faz?”. É esperado que haja respostas como “Eu sou”, “Ele/ela é”, aproveite o momento para anotar as respostas na lousa. Em seguida, peça para que os alunos releiam as frases e oriente que apontem quais são as palavras que substituem e evitam a repetição dos nomes nas frases. Caso a turma tenha dificuldade com termos gramaticais, o docente pode comparar os pronomes com “ajudantes” ou “substitutos” que evitam a repetição dos nomes. Diga que essas palavras são chamadas de “Pronomes Pessoais”. Pergunte aos alunos se eles se lembram de alguma outra palavra (em português ou em suas línguas nativas) que possuem essa função e incentive-os a dar exemplos para verem a semelhança ou a diferença de como essa função é tratada em outros idiomas.
Etapa 2:
Anote na lousa os pronomes que serão trabalhados em aula: eu, tu, você, ele/ela, nós, vós, eles. Nessa etapa, através dos slides, apresentaremos o contexto de uso de cada um dos pronomes e algumas aplicações como exemplo prático, relacionando-os às apresentações pessoais e de terceiros. Os exercícios estão presentes nos próprios slides, baseados no plano de aula de Maria Gabriela dos Reis Silva Alves. Caso o docente ache necessário, pode utilizar objetos ou imagens de apoio para que os alunos criem suas próprias frases com os pronomes. Peça que eles digam, por exemplo: “Ele é feliz.”, “Você é alto/baixo”, incentive-os a repetir as frases criadas em voz alta.
Etapa 3:
Por último, deixe um tempo para que os alunos respondam aos exercícios presentes nos slides. Nesta etapa, é importante que a aula seja manejada de forma leve, a fim de respeitar o limite de aprendizagem dos alunos, é recomendado que o docente circule pela sala para tirar dúvidas e corrigir erros pontuais. Durante a realização das atividades, pergunte aos alunos se acharam o conteúdo fácil ou difícil de se usar e oriente-os em relação a compreensão do conteúdo. Ao final, corrija a atividade em conjunto na lousa, estimulando que os alunos leiam suas frases em voz alta, abra espaço para perguntas e feedback. A execução e correção das atividades pode ser feita em grupos, a fim de dinamizar a aula.
Observações: É importante observar que esse é um plano de aula inicial, ou seja, os pronomes pessoais do caso reto são pronomes “básicos”. É necessário aulas complementares que elevarão a complexidade da aula e darão continuidade ao conteúdo visto, apresentando o caso oblíquo ou outros tipos de pronomes, por exemplo.
Autoria: João Marcos Ignácio
Nível: A1