Cambridge Dictionary: O Cambridge Dictionary é um dicionário online que traduz inglês, português e espanhol entre si. No canto superior direito há a opção de mudar o idioma da interface para os três idiomas citados anteriormente (com distinção entre inglês britânico e estadunidense e entre espanhol europeu e latino-americano) e também chinês tradicional e simplificado, sendo uma ótima opção para estrangeiros.
Dicio: O “Dicio” é um dicionário on-line diferenciado, porque também aborda “palavras do dia” e apresenta jogos interativos.
Dicionário de sinônimos: O “Dicionário de sinônimos on-line” é uma ótima ferramenta para o aperfeiçoamento lexical. Nela, são encontradas atividades como a de redução das repetições de um mesmo termo em diferentes textos.
Aulete Digital: “Aulete Digital” é um dicionário de língua portuguesa online que conta com mais de 818 mil verbetes, definições e locuções em permanente atualização.
Dicionário popular: O “Dicionário popular” aborda o significado e a origem de gírias e expressões populares brasileiras.
#MUSEUdeMEMES: Inserir a cultura jovem no ensino de idiomas ajuda com a apreensão de significado e a imersão do aluno no andamento da aula. Os memes, em particular, são muito presentes na vida dos jovens (e de todos), e o site Museu de Memes é um arquivo de alguns que fizeram mais sucesso, com explicação, detalhes, datas e um cuidado acadêmico no geral. O site oferece mais que pequenas sínteses e exemplos dos memes, contando também com publicações de artigos e ensaios. O #MUSEUdeMEMES conta com 22 colaboradores, indo de graduandos bolsistas a professores doutores, e com certeza tem algo a atribuir para o professor que está ensinando o português para estrangeiros.
Brazilian Gringo: “Brazilian Gringo” é um site que busca ajudar estrangeiros a se adaptarem à vida brasileira. Esse site contém inúmeros artigos que podem ser recomendados para falantes de inglês, auxiliando-os na integração à cultura brasileira por meio da visão de outros estrangeiros.
Filosofia e Literatura: A página do Instagram “Filosofia e Literatura” publica, todos os dias, diferentes frases e excertos de obras literárias e filosóficas do mundo e dá a oportunidade para discussões nos comentários.
Rio&learn: O site “Rio&Learn” detém diversos conteúdos gratuitos voltados ao Português para estrangeiros. Por meio do projeto “Dica do Dia”, esse site envia dicas relativas ao português cotidiano para o e-mail dos aprendizes.
Acervo de Poemas Nós no poema: O acervo Nós no Poema é uma pasta do Google Drive que conta com arquivos de áudio com a leitura de mais de setenta poemas em português brasileiro. Os arquivos foram organizados pelo professor Alexandre Ferreira Martins e contam com a leitura de professores de Português Língua Adicional de diferentes partes do Brasil e seus respectivos sotaques. Essas mídias podem ser utilizadas de diferentes formas para o ensino de Português Língua Adicional/Estrangeira, tal qual para o trabalho com a expressão oral e a organização de sarais.
Contribuição: Alexandre Ferreira Martins
Cultura Genial: O site “Cultura Genial” possui inúmeras interpretações, análises e explicações de obras literárias, musicais, cinematográficas, arquitetônicas, filosóficas e plásticas. Muito útil para procurar exemplos e referências culturais.
Folha de São Paulo: A Folha de São Paulo é um dos jornais mais importantes do Brasil e a versão web está disponível de forma gratuita, apresentando diversas notícias todos os dias. É uma ótima fonte para praticar a leitura e a interpretação de texto.
FluentU: “FluentU” é uma escola online de línguas que, para além de conteúdo privado, hospeda vários blogs com inúmeros conteúdos de língua estrangeira, dentre eles, o Português.
Porta Curtas é um site com conteúdo audiovisual vasto. Neste domínio, são disponibilizados curta metragens, documentários e até episódios de séries de diferentes gêneros, como a comédia e a animação. Esses materiais são ideais para atividades de expressão oral e conversação, mas também para escrita de sinopses curtas. Obs: o serviço é gratuito, mas o site exige cadastro prévio.
Nível: A1 ao C1, dependendo da escolha do docente.
Programas de interação:
Tinycards – aplicativo com cartas para auxiliar a memorização de vocabulário.
Quizlet – sistema de cartões para jogos digitais para serem criados com objetivos pedagógicos distintos. O Quizlet live é uma modalidade interessante, pois permite interação entre os membros do grupo.
Kahoot – criação de jogos para serem usados em sala de aula . Os alunos acessam o jogo pelo celular.
Learningapps – o Learningapps oferece diferentes templates para montagem de jogos, desde forca, memória, até textos com lacunas e outros.
Padlet – sistema para montagem de quadros de forma interativa. Interessante para desenvolvimento de escrita colaborativa.
Nearpod – É uma plataforma que possui diversas funcionalidades. Baseia-se em aprendizagem móvel pois os alunos podem acessar a aula em tempo real por meio de seus celulares com um código de transmissão que o professor disponibiliza.
Socrative – permite que professor e alunos possam interagir, a partir do smartphone, tablet ou computador. Os alunos podem responder as questões a partir de seus aparelhos conectados à internet
GoConqr: Plataforma que permite criar Matas mentais, notas, Flashcards, Quizzes, Fluxogramas e slides.
Coggle – Nesse site, o professor ou o aluno podem criar, de maneira simples e intuitiva, fluxogramas ou diagramas.
Wordwall– É um site feito para criar recursos personalizados para suas aulas, como questionários, caça-palavras, roda aleatória e muitos outro
Meme Generator: Um site onde você pode criar seus próprios memes e didatizá-los de acordo com a aula a ser ministrada. Eles garantem uma interação fluida entre o público mais jovem.
LearningApps – LearningApps.org é um site que conduz o aprendizado e ensino através de pequenos módulos interativos, fornecendo inúmeras atividades lúdicas para diferentes línguas.
Study Stack – O Study Stack permite a criação de flashcards para o uso em atividades lúdicas ou para a revisão de conteúdos. O site também disponibiliza flashcards já elaborados em diferentes idiomas e possui uma versão móvel para dispositivos Android e IOS.
Jigidi – O jigidi é uma ferramenta que permite ao professor a criação de puzzles do gênero quebra-cabeça. Pode ser usado no contexto de sala de aula através da montagem de palavras, frases ou orações.
Baamboozle – Baamboozle é uma plataforma que permite a criação de jogos didáticos. O site também disponibiliza inúmeros jogos criados pela comunidade para diferentes línguas.
Gartic – Gartic é um jogo online que funciona como uma lousa digital interativa, onde um aluno desenha uma palavra sorteada e os demais tentam decifrar o desenho.
Quizizz – O Quizizz permite a criação de avaliações de modo criativo, sendo possível interagir com os alunos através de slide e uma lousa digital, verificando o entendimento da classe durante a execução das atividades.
Slido – Slido é uma ferramenta que visa tornar as aulas online mais interativas, fornecendo de modo simultâneo as reuniões a possibilidade de interação através votações, respostas e perguntas, quizes e análises.
Racha Cuca Trivia: verbos mais usados: “Racha Cuca” é um site muito popular que contém vários jogos de lógica. Um deles se volta à escrita dos 100 verbos mais utilizados em língua portuguesa.
Falou – Aplicativo para praticar a produção oral.
Slowly – Aplicativo que permite ao usuário trocar cartas com pessoas ao redor do mundo. Ótima forma de praticar línguas estrangeiras e estabelecer contato com outras culturas.
Language Drops – Aplicativo da Kahoot! Company com o intuito de auxiliar o usuário a aprender vocabulário de diferentes idiomas através de atividades diárias que levam poucos minutos para serem realizadas.
Mentimeter – Ferramenta que possibilita ao professor criar quadros e apresentações interativas juntamente com os alunos, através de nuvens de palavras, quizzes e questionários.
Hueber Digitale Tools – Site da Editora Hueber com sessão voltada a dicas de ferramentas para aulas de língua estrangeira, sendo estas: discussões/argumentações entre alunos, prática de texto colaborativa, prática de vocabulário através de um jogo da forca, prática de habilidades de fala e audição assíncronas, criação de roda da fortuna e ferramenta para contar histórias de modo criativo. Página em alemão, utilizar, portanto a função de tradução caso necessário.
Conjugação:
Conjugação de verbos: O site “Conjugação de Verbos” é uma página portuguesa de conjugação on-line que também possui ferramentas como exercícios e traduções para praticar e estudar autonomamente. O que difere este portal de outros sites voltados à conjugação é que ele apresenta os modos simples e compostos das conjugações.
Listening Practice: O site Listening Practice oferece diversos testes e perguntas on-line para a prática da conjugação de verbos, gramática e listening. Esta ferramenta pode ser utilizada durante a aula ou individualmente.
Conjugacao.com.br: O “conjugacao.com.br” é uma ferramenta online para conjugar verbos da língua portuguesa.
Lousas e cadernos virtuais:
Smart Notebook: Programa que permite fazer anotações, desenhos, grifar etc, no computador, como um caderno real. Sua versão básica é gratuita para Download.
Jamboard: Quadro interativo desenvolvido pelo Google, a qual o professor pode compartilhar com os alunos. Todos podem fazer alterações no Jam.
Miro: Quadro branco colaborativo.
Flinga.fi: Quadro colaborativo de conhecimentos.
Canva: pode ser usado como quadro ou qualquer outra construção colaborativa, como de slides e imagens, além de ter a versão gratuita para e-mails institucionais.
scrumblr: Mural de post-its virtual de livre acesso.
slice.wbrain.me: Uma ferramenta totalmente gratuita para criação de murais de discussão colaborativos
AnswerGarden – AnswerGarden é uma ferramenta que permite a participação em tempo real dos alunos, favorecendo a visualização das palavras, podendo ser usado em contextos de criatividade coletiva, como um brainstorm.
Classroomscreen – O Classroomscreen é uma ferramenta de lousa digital que visa facilitar e simplificar a vida do professor ao proporcionar uma lousa digital que possui funções como adicionar textos, imagens, cronômetro, entre outras funções.
TextingStory – TextingStory é um aplicativo para dispositivos Android e IOS que proporciona a criação de conversações, sendo possível sintetizá-las em vídeos e compartilhá-las entre turma.
Milanote– O Milanote permite a criação e organização de projetos através de quadros visuais de uma maneira simples e prática.
Draw.Chat – Draw.Chat é uma lousa digital que permite desenhos colaborativos, apresentando uma solução simples e fácil para o contexto de aulas remotas.
Make Beliefs Comix – O Make Beliefs Comix permite que os alunos criem histórias em quadrinhos de um modo simples. A ferramenta visa estimular a expressão de ideias e criação de histórias através dos quadrinhos.
Storyboard that – Storyboard that é uma plataforma voltada para a criação de pequenas histórias em quadrinhos que possui acesso gratuito limitado ou pago. Nela, tanto alunos quanto professores podem criar falas e interações que podem ser voltadas para o ensino de língua estrangeira. O próprio site também oferece sugestões para elaboração de aulas específicas com a plataforma, que podem ser adaptadas para o ensino de gramática e vocabulário com o uso de literatura.
Photofunia – Ferramenta de edição de imagens simples e intuitiva, não exigindo experiência prévia em manipulação de mídia. Através dos inúmeros efeitos disponíveis, permite a criação de imagens temáticas e divertidas, que podem ser vinculadas em slides e outros materiais pedagógicos.
Programa de reconhecimento de voz: O SpeechTexter transcreve áudios de vários idiomas para a linguagem escrita.
Gravador de voz online: Vocaroo
Notion: Notion é uma ferramenta voltada à organização. Além de oferecer funcionalidades como o agendamento de tarefas, este recurso possibilita a listagem e o acompanhamento de metas e projetos. Ademais, disponibiliza funcionalidades como o mapeamento de rotina (reflexões, acontecimentos importantes, etc.) e o arquivamento de páginas da web a serem lidas.
Flip – Flip é uma ferramenta gratuita da Microsoft que permite a comunicação por meio de vídeos, se assemelhando a abordagem utilizada pelos fóruns de discussões, sendo possível produzir e publicar vídeos dentro da própria plataforma.
Edpuzzle – O Edpuzzle permite a criação e publicação de videoaulas interativas, sendo possível adicionar junto com a gravação imagens, questões e anotações.
Apps para ensino-aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down (SD):
Aplicativos para Tablet com Android
Aplicativos para iPad
Português BR: Português BR é um projeto da Universidade Federal de Viçosa que disponibiliza vídeos curtos para a aprendizagem do Português brasileiro como Língua Estrangeira. Além do canal no Youtube, o programa também conta com uma página no Instagram onde são disponibilizadas mídias sobre a língua portuguesa no cotidiano.
Baobáxia: É um repositório de diferentes mídias (imagens, áudios e vídeos), que podem ser acessados virtualmente ou baixados. Este espaço digital se destina ao compartilhamento e à conservação da cultura de sociedades afro-brasileiras e indígenas e, portanto, disponibiliza materiais relacionados a essas comunidades.
Museu da Canção: “Museu da Canção” é um blog voltado à eternizar a Música Popular Brasileira, trazendo informações tanto das composições quanto de seus autores e intérpretes.
Sotaques da Língua Portuguesa: O vídeo traz âncoras de jornal de países da África, Ásia, Europa e América do Sul falando em português. Assim, ficam evidentes diferentes aspectos das possíveis utilizações do português em diferentes países, Com esse material, o professor pode trabalhar aspectos lexicais e fonéticos.
Escritores Leitores – Episódio 1: Milton Hatoum: O podcast Escritores Leitores (2019) traz os escritores para falarem sobre diversos aspectos de suas obras e também daquelas que os inspiram. Nesse episódio, o convidado é Milton Hatoum. O escritor fala sobre como compõe seus personagens e suas histórias. Com esse material, pode-se trabalhar a compreensão oral e o vocabulário relativo às questões relacionadas à literatura e família, além de ser uma forma de introduzir obras ambientadas em Manaus.
Jamendo Music: É uma comunidade de música relativamente livre. Por meio do pagamento de uma assinatura, docentes e discentes podem acessar músicas livres de direitos autorais e utilizá-las em trabalhos como a produção de filmes, documentários, peças teatrais, etc.
IMDb Filmes: IMDb Filmes é um aplicativo voltado ao mundo do audiovisual. Nesta ferramenta, são apresentados vídeos, avaliações e outras informações sobre filmes, séries, comerciais, atrizes e atores. Outras funções do recurso são a possibilidade de se atribuir notas e criar listas relativas aos filmes assistidos.
Roda Viva: O podcast Roda Viva reproduz o programa homônimo da TV Cultura. Reconhecido por suas entrevistas e debates, ele se configura pela junção entre entrevistados e entrevistadores com posicionamentos diversos. Geralmente, o programa dialoga com brasileiros/as notórios/as sobre temas polêmicos. Esse material é ideal para atividades que demandam argumentação, tais como debates e artigo de opinião *Neste episódio, a entrevista é com Ailton Krenak, líder indígena, escritor, jornalista e poeta. Na interação, são discutidos os direitos dos povos indígenas e o desabamento da Barragem de Fundão que invadiu o Rio Doce. Nível: Do B1 ao C2
Expressões brasileiras sem sentido – Melted Videos (@meltedvideos): Na conta Melted Vídeos do Tiktok, são apresentadas expressões populares brasileiras que os alunos podem se deparar quando entrarem em contato com determinados falantes nativos. O vídeo é curto e pode ser utilizado numa atividade “warm up” em que o professor pede para que os alunos tentem adivinhar o significado delas, explicitando-os depois.