Autoria: Giovana dos Santos Lins

Nível: B2

Objetivos:
● Auxiliar os alunos a desenvolverem melhor autonomia em relação à localização dentro de seu ambiente de ensino.
● Fixação de pronomes interrogativos e advérbios de lugar.

Tempo: 1h30

Preparação: Conhecimento breve dos alunos sobre o local onde estudam

Materiais:

  • Televisão ou Projetor;
  • Apresentação de slides, contendo exemplos dos locais da universidade e utilizando o vocabulário proposto neste plano

Etapa 1:
Para que se inicie a aula, é sugerido que o professor faça um glossário na lousa anteriormente, com os advérbios e palavras interrogativas, isso servirá como apoio para os alunos, que poderão a qualquer momento olhar para a lousa buscando auxílio no vocabulário da aula. A partir disso, o professor poderá iniciar com perguntas como as apresentadas abaixo:

  • Vocês sabem se localizar onde estudam?
  • Se alguém pede uma informação sobre a localização de um local específico, como por exemplo a biblioteca, vocês conseguem ajudar?

Depois desse momento de discussão aberta com a classe, o professor deverá iniciar
a próxima etapa levando em consideração esses questionamentos antes feitos.

Etapa 2:
Após o momento de introdução da aula, será apresentado aos alunos o conteúdo em si. É importante que o professor elabore seus slides, partindo do pressuposto de um tour virtual, pois assim possibilitará um maior entendimento tanto do conteúdo quanto das reais direções a serem tomadas pelos alunos no dia a dia. Na parte da apresentação, pode ser produtivo inserir fotos do lugar e, além das direções, também propor o questionamento das atividades que podem ser realizadas no local. Como por exemplo:

Biblioteca:

  • A. Onde fica a biblioteca?
    • a. A biblioteca fica do outro lado do campus.
  • B. Como chegar na biblioteca?
    • a. Vire à esquerda e siga até o fim do corredor.
  • C. Quais atividades podem ser realizadas na biblioteca por nós?
    • a. Podemos estudar, ler, consultar livros e revistas e colocar saldo para impressões.

Sala de aula:

  • A. Onde fica a nossa sala de aula?
    • a. Nossa sala fica no bloco de salas laranja.
  • B. Como chegar na nossa sala de aula?
    • a. Vire à direita, após o R.U, e desça as escadas para chegar aqui.
  • C. O que podemos fazer na nossa sala de aula?
    • a. Realizar trabalhos e acompanhar as aulas.

Etapa 3:
Para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, como proposta de atividade, é indicado que o professor saia com os alunos pela universidade (ou escola/instituição de ensino em que está lecionando a aula) e os divida em grupos ou duplas, para que pratiquem o uso das perguntas que podem fazer sobre os locais e também dos advérbios de lugar, pedindo para que seja anotadas as perguntas que fizerem uns aos outros. É importante que todos os grupos saiam com a companhia do professor e que mantenham isso, pois cabe ao mesmo o auxílio durante a atividade.

Após esse momento fora da sala de aula, ao retornarem, é proposto que compartilhem com o professor e o restante da sala suas anotações e como podem praticar mais em relação ao uso deste vocabulário. Observações: É interessante que o professor adapte a aula conforme a realidade de seus alunos, seus níveis de proficiência e o conhecimento prévio da turma. Adaptando, também, os exemplos apresentados aqui para a realidade dos mesmos.