Autoria: Isadora Silva de Oliveira e Marina de Paulo Nascimento
Nível: A1
Objetivos: Fixar a estrutura “gosto de…” a partir de uma música e atividades individuais e em dupla.
Tempo: 90 minutos.
Material: Link para a música O Leãozinho, de Caetano Veloso
Etapa 1:
Recepcione os alunos afirmando se gosta ou não das atuais condições climáticas: “gosto de dias com sol, como hoje” ou “gosto de dias nublados assim” ou “apesar de ter amenizado o calor, eu não gosto de dias chuvosos”, etc. Deste modo, espera-se que eles tragam sua própria opinião sobre como preferem o tempo. Aproveite a interação para perguntar o que eles gostam de fazer em dias chuvosos/dias ensolarados e, a partir das frases que eles disserem, pergunte se conseguem elaborar a sentença em português. Em conjunto com a fala deles, formule as respostas na lousa através da estrutura lexical (sujeito + gosto de + objeto direto), apresentando o tema da aula.
Etapa 2:
Apresente a canção “O Leãozinho” de Caetano Veloso, coloque a para tocar uma primeira vez, apenas para familiarização dos sons. Toque-a mais uma vez, sinalizando para a) tomarem nota sobre o que o eu lírico gosta. Ao final da música, incentive-os a falarem o que conseguiram entender. b) Após, sugira aos alunos sentarem em duplas, e compartilhando seus conhecimentos prévios, utilizem o vocabulário encontrado abaixo, e o que já possuem, para escrever uma coluna de coisas que o eu lírico parece gostar e uma de coisas que ele parece não gostar. Um exemplo de palavras a serem utilizadas são:
chuva – frio – sol – calor – ver filme – praia – noite – dia – inverno – abraço – comer pipoca – meias – verão – sorvete – ler livros – ficar sozinho – …
Nessa atividade, tente relacionar a respostas dos alunos durante a introdução presente na Etapa 1, e esperasse que os alunos indiquem que o eu lírico goste mais de coisas relacionadas ao verão mais do que ao inverno. a todo modo, indique para um aluno da dupla ler uma coluna e outro para ler a outra. d) Finalize a atividade com uma discussão em grupo sobre quais suas semelhanças com as preferências do eu lírico.
Etapa 3
A fim de finalizar a aula de forma leve e respeitando o limite de aprendizagem dos alunos, pergunte a eles em quais outras situações eles poderam utilizar a estrutura “eu gosto de…”, a partir das respostas, o educador poderá avaliar o rendimento dos alunos perante ao assunto e trazer para a próxima aula temas dos quais os alunos tenham mais interesse.
Observações: Aproveite a música apresentada na Etapa 2 para reforçar a presença do sujeito oculto, forma bastante utilizada no português brasileiro.