Tags: Festas Típicas, Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito

Objetivos:

  • Apresentação das festas típicas das regiões do Brasil e quais são comuns na maioria das regiões do país.
  • Discussão sobre as festas típicas do Brasil e qual a experiência dos aluno em relação à elas.

Preparação: Em aula anteriores preparar os alunos para o uso do Pretérito Perfeito e Pretérito imperfeito do modo indicativo.

Materiais:

  • Vídeos para exemplificação do conteúdo (Anexo 1);
  • Folha para realização do exercício (Anexo 2);
  • Televisão ou Projetor com Computador para apresentação dos vídeos (para aulas presenciais)
  • Lousa/ Quadro e marcadores para uso dos alunos (para aulas presenciais)

Tempo: 1h30min (1 aula)

Etapa 1:

É proposto para que se inicie a aula que o professor comece com uma dinâmica para integrar os aprendizes. Para esta primeira etapa, o professor escolherá uma festa típica brasileira (o ideal é que seja uma festa típica da região em que os alunos estejam inseridos) e apresentará para a turma, como incentivo à interculturalidade,os alunos terão 5 minutos para elaborar uma apresentação simples sobre algum festival de seus países de origem que o mesmo já tenha participado. Caso haja alunos de uma mesma nacionalidade, os mesmos podem se juntar em duplas ou grupos. 

Cada apresentação será simples e com no máximo 5 minutos de duração para que cada aluno possa compartilhar um pouco de sua cultura com o restante da sala e com o professor. 

Etapa 2: 

Nessa segunda etapa, o professor tomará a frente para apresentar trechos de  vídeos sobre as festas típicas que acontecem nas regiões do Brasil. É recomendado que seja apresentado ao menos um exemplo de cada região e que este exemplo seja contextualizado. Sendo assim, para um maior aprofundamento do tema, descrições de roupas, músicas e comidas típicas são importantes para uma maior imersão dos alunos no tema. Alguns exemplos de vídeos de festas típicas estão no Anexo 1 deste material.

Etapa 3:

Na terceira e última etapa da aula, é recomendado que o professor guie as discussões e incentive a interculturalidade entre os alunos, perguntando para os mesmos se há alguma similaridade com as comemorações de seus países e se os mesmos já experienciaram festividades brasileiras como as anteriormente expostas.

Para finalizar, o professor poderá aplicar a atividade sugerida (Anexo 2) e incentivar o relato de experiências vividas pelos alunos. Para que a etapa seja realizada adequadamente, é necessário que os alunos já tenham trabalhado os tempos verbais do passado nas aulas de Português com língua estrangeira.

Observações: o tempo para a realização das atividades pode ser adaptado sempre que necessário, sendo considerada a necessidade da turma e o número de alunos presentes. Os vídeos do Anexo 1 são sugestões, logo, cabe ao professor definir o tempo e o quanto de cada vídeo será assistido.

ANEXO 1 – Vídeos para apoio didático

ANEXO 2 – Sugestão de atividade final

Autoria: Giovana dos Santos Lins

Nível: B2