Autoria: Isadora Silva de Oliveira e Marina de Paulo Nascimento
Nível: C1
Objetivos:
- Revisar a estrutura de frases do cotidiano por meio da leitura de uma crônica popular brasileira.
- Discutir sobre o preconceito linguístico
Tempo: 90 minutos
Materiais:
- Aparelho projetor multimídia e acesso a Internet.
- Folha de exercícios impressa (Anexo 1).
- Link do vídeo: O preconceito linguístico | Papo Rápido | Papo de Segunda” do Canal Gnt
- Link para a crônica: Duzentas Gramas de Paulo Brabo
Etapa 1:
Recepcione os alunos perguntando sobre suas experiências orais em português, faça perguntas sobre as facilidades e dificuldades que cada um possui ao se comunicar nessa língua alvo, estimule-os a notarem se são capazes de perceber características pessoais a partir da fala das pessoas, se notam diferença na fala de pessoas de faixas etárias, regiões ou qualquer outro variação que possa ser percebida.
Etapa 2:
Aproveite o contexto da discussão e a) apresente aos alunos a crônica de Paulo Brabo, “Duzentas Gramas”, que aborda uma das formas do preconceito linguístico a partir das vivências de um escritor que é constantemente corrigido por um amigo por não falar segundo as normas da gramática. Antes da distribuição do texto (anexo 1), b) pergunte aos alunos a opinião deles sobre esse tema, instigue-os a imaginarem a personalidade das personagens e o motivo de suas ações. c) Entregue as folhas com o texto e sugira aos alunos uma primeira individual e em silêncio. Quando todos estiverem situados do texto, pergunte as dúvidas de vocabulário e sugira uma leitura coletiva, onde cada aluno faria a leitura de uma parágrafo. d) Após a leitura pergunte se as pré concepções que tiveram dos personagens antes da leitura estavam corretas e qual a opinião sobre as personagens agora. A partir desse diálogo, e) mostre aos alunos o fragmento do debate sobre preconceito linguístico divulgado pelo canal GNT, disponibilizado na sessão de materiais do plano de aula. Após a visualização do vídeo, f) direcione os alunos à resolução dos exercícios também presentes no Anexo 1. As questões foram divididas em três tópicos, sendo o “a.” uma questão gramatical, “b.” uma questão pessoal e “c.” uma questão que mescla esses conceitos.
Etapa 3
Com o fim da atividade escrita, sintetize todas as informações coletadas em um resumo oral e conduza os alunos a refletirem sobre como lidar com situações desse gênero no contexto da aprendizagem da língua estrangeira.
Observações: Será oportuno se a resolução dos exercícios for realizada individualmente, pois as questões levam em consideração as vivências e aprendizados de cada aluno.