Autoria: Isadora Silva de Oliveira e Marina de Paulo Nascimento 

Nível: C1 

Objetivos:

  • Revisar a estrutura de frases do cotidiano por meio da leitura de uma crônica popular brasileira.
  • Discutir sobre o preconceito linguístico

Tempo: 90 minutos 

Materiais:

Etapa 1:

Recepcione os alunos perguntando sobre suas experiências orais em português, faça perguntas sobre as facilidades e dificuldades que cada um possui ao se comunicar nessa língua alvo, estimule-os a notarem se são capazes de perceber características pessoais a partir da fala das pessoas, se notam diferença na fala de pessoas de faixas etárias, regiões ou qualquer outro variação que possa ser percebida.

Etapa 2: 

 Aproveite o contexto da discussão e a) apresente aos alunos a crônica de Paulo Brabo, “Duzentas Gramas”, que aborda uma das formas do preconceito linguístico a partir das vivências de um escritor que é constantemente corrigido por um amigo por não falar segundo as normas da gramática. Antes da distribuição do texto (anexo 1), b) pergunte aos alunos a opinião deles sobre esse tema, instigue-os a imaginarem a personalidade das personagens e o motivo de suas ações. c) Entregue as folhas com o texto e sugira aos alunos uma primeira individual e em silêncio. Quando todos estiverem situados do texto, pergunte as dúvidas de vocabulário e sugira uma leitura coletiva, onde cada aluno faria a  leitura de uma parágrafo. d) Após a leitura pergunte se as pré concepções que tiveram dos personagens antes da leitura estavam corretas e qual a opinião sobre as personagens agora. A partir desse diálogo, e) mostre aos alunos o fragmento do debate sobre preconceito linguístico divulgado pelo canal GNT, disponibilizado na sessão de materiais do plano de aula. Após a visualização do vídeo, f) direcione os alunos à resolução dos exercícios também presentes no Anexo 1. As questões foram divididas em três tópicos, sendo o “a.” uma questão gramatical, “b.” uma questão pessoal e “c.” uma questão que mescla esses conceitos.  

Etapa 3

Com o fim da atividade escrita, sintetize todas as informações coletadas em um resumo oral e conduza os alunos a refletirem sobre como lidar com situações desse gênero no contexto da aprendizagem da língua estrangeira.

Observações: Será oportuno  se a resolução dos exercícios for realizada individualmente, pois as questões levam em consideração as vivências e aprendizados de cada aluno.