Autoria: Isadora Silva de Oliveira e Marina de Paulo Nascimento

Nível: A1

Objetivos:

  • Apresentar o vocabulário sobre os membros da família e 
  • Abordar diferentes tipos de família. 

Tempo: 90 minutos.

Materiais:

Etapa 1:

Recepcione os alunos perguntado sobre o fim de semana, perguntando sobre com quem estavam, onde ficaram e o que fizeram. Aproveite a oportunidade e comente um fato tradicional Brasileiro: que é muito comum vivenciar o fim de semana, principalmente o domingo, na casa dos avós, geralmente na companhia de tios e primos. Relacione as respostas dos alunos com o dado cultural apresentado e explicite aos alunos que aprenderam sobre como nomear e classificar os familiares.

Etapa 2: 

A seguir, a) apresente aos alunos o artigo “Família em Português”, do site Rio&Learn, que aborda  vários membros da família através de uma descrição em áudio e por escrito, exponha primeiro a parte escrita e depois reproduza, assim o aluno terá contato com duas pronúncias diferentes, solicite  aos alunos que repitam os termos após o áudio. b) Abaixo desta etapa encontram-se dois relatos de organizações familiares, se possível, tente relacionar com algum dos relatos citados anteriormente pelos alunos. Indique um aluno para exercitar a leitura e tente abranger o maior número de alunos para interagir com o texto. Indique que para a atividade será utilizado o conteúdo apresentado. c) Solicite aos alunos sentarem-se em duplas e debaterem sobre as semelhanças e as diferenças entre suas famílias. Enquanto a sala se organiza distribua dois papéis de tamanho médio e solicite que um descreva a família do outro. A descrição deve conter as perguntas presentes no Anexo. d) Finalizando a produção escrita, solicite a leitura de suas produções e que compartilhem seus resultados, indicando as diferenças, as semelhanças e se obtiveram de conhecimento novo. 

Etapa 3

Para finalizar da aula, reproduza para os alunos o comercial “Cheerios Tamanho Família – Nestlé”, que apresenta diversas formas de organização familiar, promova uma breve discussão que relaciona as famílias do vídeo com as apresentadas pelos próprios alunos. Utilize também os perfis de famosos citados nos Materiais, para maior exemplificação. Como sugestão de prática do idioma, sugira que, agora individualmente, os alunos sintetizem seus conhecimentos prévios e os que acabaram de obter para responder a seguinte pergunta: O que é família para você? – Lembre-os que não existem respostas certas ou erradas e esta é uma ótima oportunidade para pensarem sobre um assunto complexo enquanto praticam a articulação de ideias em português.