Objetivos:
- Apresentar o vocabulĂĄrio sobre as cores;
- Identificar e associar as cores com diferentes objetos.
Tempo: 90 minutos.
Material:
- Link para a mĂșsica Arco-Ăris, de Xuxa;
- Link para a mĂșsica Misturando as cores / Onde estĂŁo as cores? , de Xuxa;
- Tintas;
- Projetor;
- Lista de exercĂcios (disponĂveis em anexo).
- ExercĂcios Wordwall (Atividade 1 & Atividade 2)
Etapa 1:
Recepcione os alunos perguntando sobre suas cores favoritas, aproveite o momento para apresentar a estrutura âMinha cor favorita Ă©…â. Deste modo, mostre sutilmente o conceito de cores primĂĄrias e secundĂĄrias. Em seguida, forme duplas e distribua diferentes tintas, permitindo que os alunos misturem as cores e se surpreendam com os resultados.
Etapa 2:
Apresente as cançÔes âArco-Ărisâ e âMisturando as cores/Onde estĂŁo as cores?â de Xuxa, coloque-as para tocar uma primeira vez, apenas para familiarização dos sons. Toque-as novamente, instruindo os alunos para que: a) anotem as cores citadas nas cançÔes; b) anotem as frases que associem as cores a diferentes objetos e coisas.
Em sequĂȘncia, sugira que compartilhem suas anotaçÔes e seus conhecimentos prĂ©vios sobre as cores. Aproveite para estimular a estrutura âO/A + substantivo + Ă© + nome da corâ (Ex.: O cĂ©u Ă© azul.).
Após esse momento, acesse o link dos jogos de memorização e divida a sala em dois grupos para a realização da dinùmica. Finalize com a lista de atividades do anexo.
Etapa 3:
A fim de finalizar a aula de forma leve e respeitando o limite de aprendizagem dos alunos, pergunte a eles quais cores jĂĄ conheciam e quais passaram a conhecer e, a partir das respostas, o educador poderĂĄ avaliar o rendimento dos alunos.
ANEXO – ATIVIDADES
Autoria: JoĂŁo Marcos IgnĂĄcio
NĂvel: A1