Objetivos:

  • Apresentar o vocabulĂĄrio sobre as cores;
  • Identificar e associar as cores com diferentes objetos.

Tempo: 90 minutos.

Material: 

Etapa 1:

Recepcione os alunos perguntando sobre suas cores favoritas, aproveite o momento para apresentar a estrutura “Minha cor favorita Ă©…”. Deste modo, mostre sutilmente o conceito de cores primĂĄrias e secundĂĄrias. Em seguida, forme duplas e distribua diferentes tintas, permitindo que os alunos misturem as cores e se surpreendam com os resultados.

Etapa 2: 

Apresente as cançÔes “Arco-Íris” e “Misturando as cores/Onde estĂŁo as cores?” de Xuxa, coloque-as para tocar uma primeira vez, apenas para familiarização dos sons. Toque-as  novamente, instruindo os alunos para que: a) anotem as cores citadas nas cançÔes; b) anotem as frases que associem as cores a diferentes objetos e coisas.

Em sequĂȘncia, sugira que compartilhem suas anotaçÔes e seus conhecimentos prĂ©vios sobre as cores. Aproveite para estimular a estrutura “O/A + substantivo + Ă© + nome da cor” (Ex.: O cĂ©u Ă© azul.).

Após esse momento, acesse o link dos jogos de memorização e divida a sala em dois grupos para a realização da dinùmica. Finalize com a lista de atividades do anexo.

Etapa 3:

A fim de finalizar a aula de forma leve e respeitando o limite de aprendizagem dos alunos, pergunte a eles quais cores jĂĄ conheciam e quais passaram a conhecer e, a partir das respostas, o educador poderĂĄ avaliar o rendimento dos alunos. 

ANEXO – ATIVIDADES

Autoria: JoĂŁo Marcos IgnĂĄcio

NĂ­vel: A1