Autoria: João Marcos Ignácio
Nível: A1
Objetivos:
- Apresentar o vocabulário sobre as cores;
- Identificar e associar as cores com diferentes objetos.
Tempo: 90 minutos.
Material:
- Link para a música Arco-Íris, de Xuxa;
- Link para a música Misturando as cores / Onde estão as cores? , de Xuxa;
- Tintas;
- Projetor;
- Lista de exercícios (disponíveis em anexo).
- Exercícios Wordwall (Atividade 1 & Atividade 2)
Etapa 1:
Recepcione os alunos perguntando sobre suas cores favoritas, aproveite o momento para apresentar a estrutura “Minha cor favorita é…”. Deste modo, mostre sutilmente o conceito de cores primárias e secundárias. Em seguida, forme duplas e distribua diferentes tintas, permitindo que os alunos misturem as cores e se surpreendam com os resultados.
Etapa 2:
Apresente as canções “Arco-Íris” e “Misturando as cores/Onde estão as cores?” de Xuxa, coloque-as para tocar uma primeira vez, apenas para familiarização dos sons. Toque-as novamente, instruindo os alunos para que: a) anotem as cores citadas nas canções; b) anotem as frases que associem as cores a diferentes objetos e coisas.
Em sequência, sugira que compartilhem suas anotações e seus conhecimentos prévios sobre as cores. Aproveite para estimular a estrutura “O/A + substantivo + é + nome da cor” (Ex.: O céu é azul.).
Após esse momento, acesse o link dos jogos de memorização e divida a sala em dois grupos para a realização da dinâmica. Finalize com a lista de atividades do anexo.
Etapa 3:
A fim de finalizar a aula de forma leve e respeitando o limite de aprendizagem dos alunos, pergunte a eles quais cores já conheciam e quais passaram a conhecer e, a partir das respostas, o educador poderá avaliar o rendimento dos alunos.
ANEXO – ATIVIDADES
Atividade 1:
Observe as cores abaixo e classifique-as como primárias ou secundárias:
PRIMÁRIAS:
SECUNDÁRIAS:
Atividade 2:
Com base na questão acima, utilize as cores citadas para escrever seis frases:
Atividade 3:
Leia a letra da canção “coloridos” de Palavra Cantada e, em seguida, sublinhe as cores que você já conhece e circule as que ainda não conhece:
Eu sou o rosa, eu sou o amarelo
Eu sou o verde, eu sou o vermelho
Eu sou o carmim, eu sou o roxo
Eu sou o azul, eu sou o laranja
Eu sou o marrom
Lilás, vermelho, amarelo, verde, rosa
Somos coloridos
Somos de todas as cores, e as cores não têm fim
Pra tocar nossos tambores coloridos são assim
Somos de todas as cores, cada cor é uma beleza
Pra cantar, pular, dançar em homenagem à natureza
Somos todos coloridos pra pular e pra brincar
E subir, subir, subir, pintar e colorir o ar
Somos todos coloridos pra pular e pra brincar
E descer, descer, descer, escorregar e desmanchar
Ê-ô, e-ô, coloridos
Ê-ô, e-ô, coloridos
Ê-ô, e-ô
Se você gostou da gente, você pode ajudar
Seja como um colorido com vontade de pintar
Somos como gotinhas, gotinhas unidas
Gotinhas amigas, gotinhas batuqueiras
Nós gostamos de bagunça, vamos nessa brincadeira
Tum tum tum, takatakatum
Tum tum tum, takatakatum
Coloridos (Tum tum tum, takatakatum)
Coloridos (Tum tum tum, takatakatum)
Coloridos (Tum tum tum, takatakatum)
Coloridos (Tum tum tum, takatakatum)
- Quais cores você ainda não conhecia? Pesquise novas cores e escreva um pequeno parágrafo que as associem a diferentes objetos.