Estou Pronto – Paulo Miklos

“Estou Pronto” é uma música de amor adequada para iniciantes, pois apresenta verbos conjugados na 1ª pessoa do singular, no presente, no gerúndio e no infinitivo. Além disso, apresenta palavras do cotidiano (Sol, dia, noite, etc.) . Também é uma canção com ritmo lento e com pronúncia pausada.

Um Girassol da Cor do Seu Cabelo – Clube da Esquina

“Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” é uma canção romântica interpretada pelo  grupo de MPB Clube da Esquina. Essa obra pode auxiliar no ensino  de  léxico do cotidiano e na revisão do léxico já conhecido pelo alunado.

Anna Julia – Los Hermanos 

A música romântica “Anna Júlia”, interpretada por Los Hermanos, mescla tempos verbais no passado, presente e futuro. Com isso, é um material oportuno para a realização de revisões.

Os anjos – Legião Urbana 

Interpretada pela banda Legião Urbana, “Os anjos” é estruturada, em grande parte, no estilo de uma receita culinária, mostrando assim inúmeros verbos no imperativo e substantivos que nomeiam sentimentos.

Epitáfio – Titãs

A canção “Epitáfio”,  interpretada por Titãs, evidencia os arrependimentos que podemos ter durante a vida. Além de trazer um tema de grande proveito para reflexão em português, ela apresenta inúmeros verbos no particípio. Outra potencialidade desse material é   o uso do verbo “devia”, ao invés de “deveria”, uso cotidiano e menos formal do português brasileiro .

Mas, que nada! – Jorge Ben Jor

Composição de Jorge Ben Jor, “Mas, que nada!” é uma das canções brasileiras mais populares da língua portuguesa. Pode ser usada para aproximar o aluno da cultura brasileira.

Aonde Quer Que Eu Vá – Os Paralamas do Sucesso

“Aonde Quer Que Eu Vá” é uma música rock/pop alternativo. Por ser uma canção lenta, ela pode ser mais facilmente compreendida por estudantes em estágios iniciais de aprendizado. Outro de seus potenciais é o trabalho com o verbo “Ir”,  irregular.

O Trem Azul – Clube da Esquina

Por ser lentamente cantada, a canção “O Trem Azul”  pode corroborar a prática da compreensão oral e da pronúncia. Além disso,   as expressões idiomáticas apresentadas em sua letra podem contribuir com um trabalho voltado ao léxico de uso cotidiano (a gente, Sol etc.)  do português. 

Naquela mesa – Nelson Gonçalves

Em “Naquela mesa”, são exploradas as lembranças a respeito de um pai.  Além de abordar uma relação familiar, essa canção perpassa verbos no passado, oportunizando a elaboração de relatos acerca de memórias. 

Chegou de Manso – Lagum

Ao rimar várias palavras terminadas em “o” (manso, danço, balanço, passo, etc.) “Chegou de Manso” é  uma canção funcional para trabalhar a compreensão oral e a pronúncia em português. Ao apresentar diversos verbos no presente (liga, canso, passo, aguento, etc.) contribui com aulas relacionadas à rotina.

O Trem das Onze – Adoniran Barbosa

O samba de Adoniran Barbosa é uma música que apresenta verbos no presente (moro, posso, sai, sou) podendo ser utilizada em aulas voltada ao trabalho com a rotina.  

Batida de Coco – Derek Lopez

Se o aluno for argentino, talvez se lembrará da canção “Batida de Coco”, que fez grande sucesso na Argentina. Ainda que majoritariamente em espanhol, esse material pode auxiliar no trabalho com termos em língua portuguesa (como “batuque” e “batida de coco”) e sobre a cultura baiana (história, culinária e as religiosidades). Uma sugestão de prática com estudantes mais experientes é  elaborar a  tradução completa para o português.

Valsinha – Chico Buarque

Composta por Vinicius de Moraes e Chico Buarque, “Valsinha” relata  uma história romântica  no passado. Esse material pode ser utilizado em celebrações como o Dia dos Namorados e no trabalho com  o passado. 

Garota de Ipanema – Tom Jobim 

Conhecida mundialmente, a canção “Garota de Ipanema” possui um vocabulário simples e de fácil compreensão para aprendizes iniciantes, com a maioria dos verbos no presente do indicativo, podendo ser utilizado para a introdução ou revisão desse conteúdo.

Contribuições das músicas e recomendações didáticas acima por Carolina Junqueira Travaglia e Cecil Silva de Oliveira

Tic, tic tac – Carrapicho

A música Tic, tic tac, da banda Carrapicho, é muito conhecida nos países vizinhos do Brasil, apresenta vocabulário relacionado à cultura e folclore da região Norte, pode ser utilizada para introduzir o falar típico dos estados dessa região.

O Calhambeque (Road Hog) – Roberto Carlos

A música de Roberto Carlos fala sobre um carro que ele pilotou enquanto o seu Cadillac consertava. É cantada como se o cantor estivesse contando uma história, por isso, apresenta sentenças no passado e gírias da época em que foi lançada, podendo ser utilizada como uma introdução em uma aula que vá falar sobre gírias comuns no Brasil.