Estou Pronto – Paulo Miklos
“Estou Pronto” é uma música de amor adequada para iniciantes, pois apresenta verbos conjugados na 1ª pessoa do singular, no presente, no gerúndio e no infinitivo. Além disso, apresenta palavras do cotidiano (Sol, dia, noite, etc.) . Também é uma canção com ritmo lento e com pronúncia pausada.
Um Girassol da Cor do Seu Cabelo – Clube da Esquina
“Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” é uma canção romântica interpretada pelo grupo de MPB Clube da Esquina. Essa obra pode auxiliar no ensino de léxico do cotidiano e na revisão do léxico já conhecido pelo alunado.
Anna Julia – Los Hermanos
A música romântica “Anna Júlia”, interpretada por Los Hermanos, mescla tempos verbais no passado, presente e futuro. Com isso, é um material oportuno para a realização de revisões.
Os anjos – Legião Urbana
Interpretada pela banda Legião Urbana, “Os anjos” é estruturada, em grande parte, no estilo de uma receita culinária, mostrando assim inúmeros verbos no imperativo e substantivos que nomeiam sentimentos.
Epitáfio – Titãs
A canção “Epitáfio”, interpretada por Titãs, evidencia os arrependimentos que podemos ter durante a vida. Além de trazer um tema de grande proveito para reflexão em português, ela apresenta inúmeros verbos no particípio. Outra potencialidade desse material é o uso do verbo “devia”, ao invés de “deveria”, uso cotidiano e menos formal do português brasileiro .
Mas, que nada! – Jorge Ben Jor
Composição de Jorge Ben Jor, “Mas, que nada!” é uma das canções brasileiras mais populares da língua portuguesa. Pode ser usada para aproximar o aluno da cultura brasileira.
Aonde Quer Que Eu Vá – Os Paralamas do Sucesso
“Aonde Quer Que Eu Vá” é uma música rock/pop alternativo. Por ser uma canção lenta, ela pode ser mais facilmente compreendida por estudantes em estágios iniciais de aprendizado. Outro de seus potenciais é o trabalho com o verbo “Ir”, irregular.
O Trem Azul – Clube da Esquina
Por ser lentamente cantada, a canção “O Trem Azul” pode corroborar a prática da compreensão oral e da pronúncia. Além disso, as expressões idiomáticas apresentadas em sua letra podem contribuir com um trabalho voltado ao léxico de uso cotidiano (a gente, Sol etc.) do português.
Naquela mesa – Nelson Gonçalves
Em “Naquela mesa”, são exploradas as lembranças a respeito de um pai. Além de abordar uma relação familiar, essa canção perpassa verbos no passado, oportunizando a elaboração de relatos acerca de memórias.
Chegou de Manso – Lagum
Ao rimar várias palavras terminadas em “o” (manso, danço, balanço, passo, etc.) “Chegou de Manso” é uma canção funcional para trabalhar a compreensão oral e a pronúncia em português. Ao apresentar diversos verbos no presente (liga, canso, passo, aguento, etc.) contribui com aulas relacionadas à rotina.
O Trem das Onze – Adoniran Barbosa
O samba de Adoniran Barbosa é uma música que apresenta verbos no presente (moro, posso, sai, sou) podendo ser utilizada em aulas voltada ao trabalho com a rotina.
Batida de Coco – Derek Lopez
Se o aluno for argentino, talvez se lembrará da canção “Batida de Coco”, que fez grande sucesso na Argentina. Ainda que majoritariamente em espanhol, esse material pode auxiliar no trabalho com termos em língua portuguesa (como “batuque” e “batida de coco”) e sobre a cultura baiana (história, culinária e as religiosidades). Uma sugestão de prática com estudantes mais experientes é elaborar a tradução completa para o português.
Valsinha – Chico Buarque
Composta por Vinicius de Moraes e Chico Buarque, “Valsinha” relata uma história romântica no passado. Esse material pode ser utilizado em celebrações como o Dia dos Namorados e no trabalho com o passado.
Garota de Ipanema – Tom Jobim
Conhecida mundialmente, a canção “Garota de Ipanema” possui um vocabulário simples e de fácil compreensão para aprendizes iniciantes, com a maioria dos verbos no presente do indicativo, podendo ser utilizado para a introdução ou revisão desse conteúdo.
Contribuições das músicas e recomendações didáticas acima por Cecil Silva de Oliveira e Carolina Junqueira Travaglia
Tic, tic tac – Carrapicho
A música Tic, tic tac, da banda Carrapicho, é muito conhecida nos países vizinhos do Brasil, apresenta vocabulário relacionado à cultura e folclore da região Norte, pode ser utilizada para introduzir o falar típico dos estados dessa região.
O Calhambeque (Road Hog) – Roberto Carlos
A música de Roberto Carlos fala sobre um carro que ele pilotou enquanto o seu Cadillac consertava. É cantada como se o cantor estivesse contando uma história, por isso, apresenta sentenças no passado e gírias da época em que foi lançada, podendo ser utilizada como uma introdução em uma aula que vá falar sobre gírias comuns no Brasil.
As Quatro Estações – Sandy e Junior
“As Quatros Estações” é um clássico da dupla Sandy e Junior, além disso, se trata de uma ótima música quando queremos falar sobre as estações do ano em Português e assimilá-las com sensações e sentimentos.
Quando fui chuva – Maria Gadú
Além de todo o sentimento carregado pela canção, “Quando fui chuva” de Maria Gadú é uma ótima música para se trabalhar o Pretérito Perfeito e o Pretérito Imperfeito em Português.
Admirável Chip Novo – Pitty
“Use, seja, ouça, diga”! A música “Admirável Chip Novo” da cantora Pitty Leone é de grande ajuda quando queremos falar não apenas sobre o modo Imperativo no Português, mas, também, discutir sobre padrões que são seguidos e o conformismo na sociedade moderna.
Admirável Gado Novo – Zé Ramalho
A música “Admirável Gado Novo” do cantor Zé Ramalho é ótima para discussões em sala de aula sobre o conformismo e alienação, além de promover possíveis contextualizações sobre o que foi o período da ditadura militar brasileira e como isso afetou a cultura do Brasil.
Cotidiano – Chico Buarque
Esta música de Chico Buarque é ótima para trabalhar verbos conjugados no Presente do Indicativo e também abrir discussões sobre rotinas e o dia a dia dos alunos.
Família – Titãs
Gênero: Reggae
A música “Família” da banda Titãs é um clássico da música brasileira. A canção pode ser uma ferramenta de apoio em aulas sobre relações familiares, membros da família e cotidiano familiar no Brasil, além de trazer expressões comuns da língua portuguesa, como por exemplo: “descolar um ganha pão” e “nenhum tostão”.
Abecedário da Xuxa – Xuxa
Gênero: Infantil / Pop
Esta canção muito famosa pode ser usada para apresentação do alfabeto em português além de apresentar diversos exemplos do uso das letras em palavras, ajudando assim na construção de vocabulário para o público infantil de estudantes de português para estrangeiros.
Contribuições das músicas e recomendações didáticas acima por Giovana dos Santos Lins
Passarinhos – Emicida e Vanessa da Mata
Gênero: Rap
Esta canção do rapper Emicida pode auxiliar em uma aula sobre adjetivos em português, exemplos do uso de metáforas e comparações, colaborar para o entendimento do uso das gírias (por exemplo: “jão”, “memo”) e o contexto social por trás das mesmas, além de possibilitar discussões sobre a sociedade na atualidade e como isso afeta os indivíduos.
Contribuições da música e recomendação didática acima por Giovana dos Santos Lins e Julia Soares Generoso
Preciso me encontrar – Cartola
Gênero: Samba
“Preciso me encontrar” é uma canção que aborda a busca por identidade e autoconhecimento, sendo adequada para iniciantes. A letra expressa sentimentos profundos, incentivando reflexões sobre a vida e as relações, tornando-se uma ferramenta para discussões em sala de aula. A música apresenta um vocabulário simples, com expressões cotidianas e ritmo suave, permitindo uma escuta atenta e uma pronúncia clara que facilita a compreensão. Além disso, é possível trabalhar os verbos no infinitivo.
Alô, alô, Marciano! – Rita Lee
Gênero: MPB
“Alô Alô Marciano” traz uma mistura entre humor e crítica social, sendo adequada para debates mais profundos. A letra utiliza um vocabulário acessível, mas com expressões idiomáticas, por exemplo: “ todo mundo na lona” e “a coisa tá ficando ruça”, tornando-a uma escolha para atividades de escuta e fala em sala de aula com alunos intermediários.
Sapato 36 – Raul Seixas
Gênero: Rock
“Sapato 36” é uma canção que explora temas de identidade e individualidade. A letra utiliza um vocabulário repleto de metáforas que refletem sobre sua busca por autenticidade e sua luta contra as “amarras” de seu pai. Com um ritmo envolvente e uma melodia marcante, a música incentiva a reflexão sobre a conformidade e a liberdade pessoal, sendo recomendada para alunos intermediários. O tema e a escolha lexical do cantor tornam a canção uma ferramenta para o debate em sala de aula, bem como para a explicação de figuras de linguagem, por exemplo a metáfora em “pois eu já escolhi meu sapato que não vai mais me apertar”.
Idas e vindas do amor – Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo
Gênero: Indie rock
“Idas e Vindas do Amor” é uma canção que retrata as complexidades dos relacionamentos amorosos. Com um ritmo suave e envolvente, a música convida à reflexão sobre os altos e baixos do amor. A letra apresenta um vocabulário acessível e expressões do cotidiano, facilitando a compreensão para alunos iniciantes. Assim, a letra proporciona uma oportunidade para atividades de escuta e discussão sobre sentimentos e experiências pessoais em sala de aula.
O quereres – Caetano Veloso
Gênero: MPB
“O quereres” é uma canção poética que explora os desejos e anseios humanos, através de um vocabulário rico, com figuras de linguagem, como por exemplo o paradoxo em “Onde queres prazer, sou o que dói”, fatores que incentivam a interpretação e a criatividade do aluno. A música convida à reflexão sobre as nuances do amor e da vida e é uma ferramenta para atividades de escuta e análise lírica em sala de aula, promovendo discussões sobre emoções e a busca por realização, bem como a análise de tempos verbais mais complexos como o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito, sendo recomendada para alunos avançados.
Contribuições das músicas e recomendações didáticas acima por João Marcos Ignácio
O leãozinho – Caetano Veloso
Gênero: MPB
“O leãozinho” traz uma letra romântica que celebra os sentimentos de amor e afeto, sendo adequada para iniciantes. A letra conta com um vocabulário simples e expressivo, tornando-a acessível e fácil de compreender. A canção permite a realização de atividades de escuta e prática de conversação em sala de aula, incentivando os alunos a falarem sobre suas próprias experiências e sentimentos e a terem seus primeiros contatos com figuras de linguagem mais simples. Além do mais, pode ser utilizada como apoio para aulas sobre a necessidade do uso da preposição “de” junto ao verbo “gostar”. A música conta com a versão cantada por Caetano Veloso e Maria Gadú, podendo ser utilizada em aulas com o público juvenil-adulto e com a versão da banda Palavra Cantada (Palavra Cantada | O Leãozinho) para o público infantil.
Contribuições da música e recomendação didática acima por Giovana dos Santos Lins e João Marcos Ignácio