Autoria: Isadora Silva de Oliveira
Nível: B1 – Intermediário
Objetivos:
- Revisar verbos no pretérito perfeito e no pretérito imperfeito do indicativo.
- Revisão do vocabulário utilizado na música “Naquela mesa” (palavras utilizadas no cotidiano)
- Praticar a compreensão oral.
Tempo: 90 Minutos
Materiais:
- Link da música: <https://www.youtube.com/watch?v=E1iR6UF54mw>
- Link da Letra da música: <https://www.letras.mus.br/nelson-goncalves/47663/>
- Aparelho projetor multimídia
Etapa 1:
Após o acolhimento dos alunos, induza-os a pensarem sobre o tema proposto através de alguns questionamentos: “Como vocês falariam sobre algo que já aconteceu?”, “Como descreveriam um acontecimento importante do passado?”, “Como descrever uma memória?”, e outras perguntas do gênero. Aproveite as respostas para instigá-los sobre os tópicos que serão abordados durante a aula, sendo esses a revisão de diferentes formas verbais, o pretérito perfeito e o pretérito imperfeito do indicativo, já vistos em aulas anteriores. A seguir, os alunos deverão ouvir a canção “Naquela mesa”, do cantor Nelson Gonçalves, promovendo uma discussão sobre a compreensão lexical da música, o contexto e o modo em que os verbos são utilizados. Perguntas como: De que trata a questão? Em qual tempo, principalmente ela se passa? , dentre outras, podem ser realizadas.
Etapa 2:
Projete a letra da música e reproduza a canção uma segunda vez, aconselhando os alunos a se atentarem às ocasiões em que os verbos aparecem. Peça para que eles sinalizem, através de círculos e traços, as diferentes formas em que os verbos aparecem. Induza uma discussão sobre a experiência de cada um, expondo suas facilidades e dificuldades na compreensão da música, incentivando os alunos a lerem trechos da música para exercitarem sua pronúncia. Em seguida, conduza os alunos na elaboração de um pequeno parágrafo utilizando esses verbos para descrever suas vivências com um ente querido, assim como abordado na canção.
Etapa 3:
Após as atividades de compreensão auditiva e de escrita, peça para os alunos, caso se sintam confortáveis, para que leiam seus depoimentos em voz alta, exercendo a oralidade, caso contrário, recolha as folhas em que o depoimento está escrito e leia-os de forma anônima, gerando um ambiente confortável para todos, discuta o tema de forma a incentivá-los a usar os tempos verbais que foram abordados em uma conversa casual, sem ler diretamente. Sob posse da atividade dos alunos já resolvida, corrija os possíveis erros, dentro ou fora do ambiente de sala de aula, e retorne a atividade para o aluno o mais rápido possível.
Observações: a) Na música aparecerá o verbo soubesse – pretérito imperfeito do acusativo – cabe ao docente decidir discutir sobre essa forma verbal nesse contexto. b) Caso os alunos não se sintam confortáveis em dividirem suas experiências nem de forma anônima, incentive um debate oral voltado apenas a parte gramatical da atividade. Outra opção é escrever os relatos de forma anônima e trocar entre os colegas, onde todos leram os relatos e a identidade do autor ainda será preservada.