Tags: pronomes, concordĂąncia; flexĂŁo

Objetivos:

  • Evidenciar o conteĂșdo gramatical acerca dos pronomes possessivos e demonstrativos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos acerca do entendimento quanto Ă  flexĂŁo em gĂȘnero e nĂșmero dos pronomes, de acordo com o substantivo ao qual se referem;

Tempo: 60min

Etapa 1: Se apresentar, para inserir o conteĂșdo gramatical de pronomes pessoais (eu sou o 
), possessivos (tenho X anos) e demonstrativos (esta Ă© a aula de nĂșmero 
 do conteĂșdo programado); Tocar a epĂ­grafe da aula (mĂșsica “Valsinha”, de Chico Buarque), mostrando a letra com pronomes grifados; 

Etapa 2:  Explicar aos alunos o que sĂŁo pronomes e quais suas categorias (pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos), explicando que a aula trabalharĂĄ com os pronomes pessoais; Apresentar o conceito desses pronomes e explicar quais sĂŁo as pessoas do discurso, prosseguindo Ă s flexĂ”es em gĂȘnero e nĂșmero dos pronomes; Passar a lista de exercĂ­cios, anexada em “Materiais”. 

Etapa 3: Para fixação do conteĂșdo de pronomes demonstrativos, formar duplas na turma e pedir que os alunos peguem um objeto pessoal que esteja na sala de aula e fiquem parados, jĂĄ em duplas, em cantos opostos. Feito isso, os alunos devem fazer perguntas quanto aos objetos, utilizando os pronomes, de acordo com as distĂąncias que estĂŁo entre si; Realizar a interpretação, sem escrita, da mĂșsica “Nossa Canção”, de Vanessa da Mata, partindo das perguntas norteadoras.

ObservaçÔes: esta Ă© a Ășltima de trĂȘs aulas de uma sequĂȘncia didĂĄtica pensada numa turma de hispanohablantes. As que antedendem esta sĂŁo, em ordem, “Tateando e nomeando o mundo: os substantivos comuns e prĂłprios” e “Nos identificando: pronomes pessoais e pessoas do discurso”tambĂ©m encontradas no repositĂłrio do PortuguĂȘs LĂ­ngua Estrangeira (PLE), nĂ­vel A1, situado no site da RAPLE. 

Autoria: Erick Lucio    

NĂ­vel: A1