Tags: pronomes, concordĂąncia; flexĂŁo
Objetivos:
- Evidenciar o conteĂșdo gramatical acerca dos pronomes possessivos e demonstrativos;
- Desenvolver a habilidade dos alunos acerca do entendimento quanto Ă flexĂŁo em gĂȘnero e nĂșmero dos pronomes, de acordo com o substantivo ao qual se referem;
Tempo: 60min
Etapa 1: Se apresentar, para inserir o conteĂșdo gramatical de pronomes pessoais (eu sou o âŠ), possessivos (tenho X anos) e demonstrativos (esta Ă© a aula de nĂșmero ⊠do conteĂșdo programado); Tocar a epĂgrafe da aula (mĂșsica âValsinhaâ, de Chico Buarque), mostrando a letra com pronomes grifados;
Etapa 2: Explicar aos alunos o que sĂŁo pronomes e quais suas categorias (pessoais, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos), explicando que a aula trabalharĂĄ com os pronomes pessoais; Apresentar o conceito desses pronomes e explicar quais sĂŁo as pessoas do discurso, prosseguindo Ă s flexĂ”es em gĂȘnero e nĂșmero dos pronomes; Passar a lista de exercĂcios, anexada em âMateriaisâ.
Etapa 3: Para fixação do conteĂșdo de pronomes demonstrativos, formar duplas na turma e pedir que os alunos peguem um objeto pessoal que esteja na sala de aula e fiquem parados, jĂĄ em duplas, em cantos opostos. Feito isso, os alunos devem fazer perguntas quanto aos objetos, utilizando os pronomes, de acordo com as distĂąncias que estĂŁo entre si; Realizar a interpretação, sem escrita, da mĂșsica âNossa Cançãoâ, de Vanessa da Mata, partindo das perguntas norteadoras.
ObservaçÔes: esta Ă© a Ășltima de trĂȘs aulas de uma sequĂȘncia didĂĄtica pensada numa turma de hispanohablantes. As que antedendem esta sĂŁo, em ordem, âTateando e nomeando o mundo: os substantivos comuns e prĂłpriosâ e âNos identificando: pronomes pessoais e pessoas do discursoâtambĂ©m encontradas no repositĂłrio do PortuguĂȘs LĂngua Estrangeira (PLE), nĂvel A1, situado no site da RAPLE.Â
Autoria: Erick Lucio  Â
NĂvel: A1