Tags: substantivos; flexão

Objetivos:

  • Ensinar aos alunos o uso e o conceito dos substantivos “comuns” e “próprios”; 
  • Introduzir as questões de flexão de gênero e número nos substantivos.

Tempo: 60min

tapa 1: Se apresentar e perguntar aos alunos como estão; Tocar a “Vermelho” de Gloria Groove (vídeo inserido nos slides, link no tópico “Materiais”) demonstrando aos alunos que as palavras grifadas na letra da música, colocada nos slides, são substantivos;

Etapa 2: Explicar aos alunos o conceito de “substantivos” e mostrar algumas das categorias deles (comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, etc.), evidenciando que a aula trabalhará com os dois primeiros; Apresentar o conceitos de substantivos “comuns” e “próprios”, prosseguindo às questões de gênero e número; Passar a lista de exercícios anexada em “materiais”. 

Etapa 3: Para fixar o conteúdo quanto à flexão em gênero e número, utilize os materiais/objetos que estão em sala (lápis, borracha, carteiras, lousa, etc.), pedindo aos alunos que apontem o gênero e o número desses objetos. É possível, também, que o professor aponte as partes do corpo (mãos, dedos, pés, cabeça, cabelos, olhos, boca, etc.) para reiterar a questão dos números dos substantivos. 

Observações: esta é a primeira de três aulas de uma sequência didática pensada numa turma de hispanohablantes. As outras duas são, em ordem, “Nos identificando: pronomes pessoais e pessoas do discurso” e “Pertencendo e demonstrando: pronomes possessivos e demonstrativos”, também encontradas no repositório do Português Língua Estrangeira (PLE), nível A1, situado no site da RAPLE

Autoria: Erick Lucio

Nível: A1