Objetivos:

  • Apresentar a conjugação de verbos no pretérito perfeito;
  • Compreender o uso do passado simples;
  • Identificar e associar ações passadas.

Tempo: 90 minutos.

Material: 

Etapa 1:

Recepcione os alunos perguntando sobre suas experiências passadas, utilize perguntas simples como “O que fez no final de semana passado?” ou “Me conte sobre sua última viagem”. Aproveite o momento para apresentar a formação do passado simples e alguns verbos regulares, como por exemplo o verbo amar, e irregulares, como o verbo ser. Deste modo, peça que os alunos escrevam um pequeno texto contando suas memórias, incentivando-os a utilizarem frases no passado simples, seguindo a estrutura “Sujeito + verbo no pretérito perfeito”.

Etapa 2: 

Apresente as canções “Ah, como eu amei”, de Benito de Paula, e “Construção”, de Chico Buarque, coloque-as para tocar e instrua os alunos para que prestem atenção aos verbos conjugados no passado.

Em sequência, distribua as letras das canções e peça para os alunos que identifiquem os verbos no pretérito perfeito. Aproveite para anotar os verbos encontrados na lousa ou no documento projetado e faça a conjugação verbal junto com os discentes.

Após esse momento, acesse o link dos exercícios de memorização e realize a dinâmica em conjunto.

Etapa 3

Por último, separa a sala em grupos e peça que escrevam uma curta história fictícia no passado, estimulando o uso dos verbos vistos. Cada grupo ficará responsável por um trecho da história: início, meio e fim.

A fim de finalizar a aula de forma leve e respeitando o limite de aprendizagem dos alunos, pergunte a eles quais verbos acharam mais fáceis ou difíceis de se usar e, em caso de dúvidas, oriente-os em relação a compreensão do conteúdo.

Observação: Considere adaptar o ritmo da aula conforme a participação dos alunos e suas reações, garantindo que todos se sintam confortáveis usando o passado simples.

Autoria: João Marcos Ignácio

Nível: A2