A aba de “Dinâmicas” foi criada com o propósito de apresentar atividades que podem ser feitas e adaptadas por professores de língua estrangeira, com a finalidade de promover a integração e o engajamento dos alunos, de forma motivadora e produtiva. Tais dinâmicas alinham-se às premissas do conceito de Metodologias Ativas (Queiroz et al, 2016) e às reflexões de Rozenfeld e Viana (2019), que defendem a importância de os alunos se tornarem protagonistas de seu próprio aprendizado e não apenas meros receptores de conteúdos. Dentro dessa seção do site, apresentaremos diferentes dinâmicas, como por exemplo, as intituladas “Caixa Mistério” e “Posso atravessar o rio, Senhor Crocodilo?”, que visam centralizar a aula no aluno e na prática da língua, fomentando a interação entre alunos, os quais poderão produzir ativamente a língua estrangeira.

Referências:

Queiroz, Ana Helena Bomfim; Brandão, Israel Rocha; Parente, José Reginaldo Feijão; Paiva, Marlla Rúbya Ferreira. Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem: Revisão Integrativa. 2016.

Read, Carol. 500 Activities for the Primary Classroom. Macmillan Books for Teachers. 2007.

Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria; Viana, Nelson. Reflexões teóricas sobre a aula de língua estrangeira: organizando materiais, analisando contextos, definindo percursos. 2019.