Dinâmica: Que horas são, Seu Lobo?

Autoria: Mariana Gaspar Gomes Nogueira

O que é essa ideia?

A dinâmica “Que horas são, Seu Lobo?” consiste em usar a clássica brincadeira de pega-pega para trabalhar a prática de falar as horas em língua estrangeira. Suas regras são simples e objetivas, e não há necessidade de material extra para praticar a atividade.

Por que usá-la?

Dinâmicas que envolvem exercícios físicos e brincadeiras auxiliam tanto na aprendizagem dos alunos de maneira leve e autêntica, quanto no controle dos níveis de energia em sala de aula. Desse modo, “Que horas são, Seu Lobo?” pode ser usada quando os alunos estiverem agitados, fazendo com que eles pratiquem a língua em conjunto e ativamente enquanto brincam, podendo depois retornar a sala de aula mais calmos.

Materiais necessários – Não há necessidade de usar materiais extra.

Como realizar?

1. O professor irá fazer um sorteio, ou outra maneira de escolher aleatoriamente os alunos, para decidir quem será o “Seu Lobo”.
  2. O aluno escolhido ficará de costas para os outros, bem à frente. Assim, os colegas farão a seguinte pergunta: “Que horas são, Seu Lobo?”, a qual o aluno responderá com qualquer horário que quiser. O número referente às horas ditas será o número de passos que os alunos darão em direção ao “Seu Lobo”.
  3. Em seguida, a pergunta será repetida para que mais passos sejam dados. O elemento surpresa ficará por responsabilidade do “Seu Lobo”, pois em qualquer momento ele poderá responder “É hora da janta!”, o que dará início ao jogo de pega-pega. De acordo com o número das horas respondidas, os alunos poderão estar mais perto ou mais longe do “Seu Lobo”.
  4. O primeiro aluno a ser pego no jogo será o novo “Seu Lobo”.