Dinâmica: Quiz Show

Autoria: Mariana Gaspar Gomes Nogueira

O que é essa ideia?

A dinâmica “Quiz Show” é baseada em programas de TV em que perguntas de conhecimentos gerais são feitas, como “Quem quer ser um milionário?” do Caldeirão do Huck, exibido pela TV Globo. Nessa atividade, as perguntas são lidas pelo professor, juntamente com as alternativas, e quando contar até três, o primeiro aluno a pegar o objeto a sua frente ficará isento da resposta, passando a responsabilidade para o segundo aluno.

Por que usá-la?

Além de promover o engajamento entre os alunos, a dinâmica também ajuda a revisar os conteúdos vistos em sala de aula, já que faz com que os participantes ajam rapidamente e reflitam sobre as perguntas e diferentes alternativas. O uso da competição em sala de aula, nesse momento, seria apenas em pegar o objeto primeiro, e não sobre acertar ou errar as questões, o que torna o uso da competitividade saudável.

Materiais necessários:

– Mesa de apoio (pode ser uma carteira da própria sala de aula);

– Objeto leve (bola, bicho de pelúcia, apagador, garrafa);

– Projeção de slides (opcional).

– Método de sorteio (exemplo: www.wheelofnames.com)

Como realizar?

1. Dividir a sala em duplas por meio de um sorteio;

2. As duplas irão se posicionar em frente a mesa de apoio, em que o objeto estará centralizado. Os alunos deverão colocar a mão direita ou esquerda na orelha enquanto escutam o professor ler a pergunta e as alternativas.

3. Quando o professor contar até três, o primeiro aluno a pegar o objeto fica isento de responder a pergunta, enquanto o segundo se encarrega dessa atividade.

4. No momento em que todas as duplas já tiverem participado, será a vez dos alunos que ficaram isentos de responder competirem entre si, até que todos tenham respondido.

Considerações:

Caso o professor e os alunos prefiram, ao invés de usar a contagem até três para indicar o início do jogo, a turma pode usar do método da brincadeira “dança das cadeiras”. Assim, o professor colocará uma música aleatória para as duplas, e no momento em que ele pausar, os alunos terão que pegar o objeto.