Dinâmica: Posso atravessar o rio, Senhor Crocodilo? (May I cross the river, Mr. Crocodile?)
Autoria: Mariana Gaspar Gomes Nogueira
O que é essa ideia?
Ideal para crianças e pré-adolescentes, a dinâmica “Senhor Crocodilo” junta a brincadeira de pega-pega com o uso de vocabulário da língua estrangeira alvo. Esta atividade pode auxiliar o professor a manter a aula divertida, interativa e com os alunos praticando ativamente a língua, além de se encaixar nos momentos de energia alta da aula, que são ótimos com crianças. Ademais, não é preciso nenhum material extra para realizar a dinâmica.
Por que usá-la?
A atividade é excelente para promover a prática de vocabulário que envolva apenas o que está em sala de aula, seja os próprios alunos e suas roupas ou acessórios, ou objetos como lápis, cola, régua, entre outros. Ela promove o engajamento dos alunos entre si e com a língua, a partir de uma brincadeira conhecida por todos, que é o pega-pega. “Senhor Crocodilo” pode ser usada como prática direta (logo após ensinar o vocabulário novo), ou como revisão, além de ser adequada para “gastar a energia” das crianças, fazendo com que elas continuem a aula com mais calma e foco.
Materiais necessários:
Não há necessidade de usar materiais extra caso o assunto seja voltado para objetos em sala de aula, roupas e acessórios ou características físicas (cabelo loiro, olhos marrons, rabo de cavalo, mechas). Como a atividade é bem versátil, a decisão de incluir material extra é do professor. Um exemplo disso é se o tópico da aula for frutas e vegetais. Neste caso, seria interessante trabalhar ou com imagens ou com as comidas em si (uso de realia).
Como realizar?
- A partir de um sorteio, o aluno que será a figura do Senhor Crocodilo será escolhido, e ele ficará de costas e na frente dos outros alunos, que ficarão em linha reta na horizontal.
- Para iniciar a dinâmica, os alunos deverão fazer a seguinte pergunta: “Posso atravessar o rio, Senhor Crocodilo?” (“May I cross the river, Mr. Crocodile?”). A partir disso, o aluno que está fazendo o papel do crocodilo deverá escolher 1 palavra do vocabulário para responder. Se o conteúdo for, por exemplo, roupas e acessórios, o aluno poderá falar: “Só se você estiver usando saia!” (“Only if you are wearing a skirt!)”. Isso irá variar, podendo ser “Só se você tiver cabelo castanho” (“Only if you have brown hair”), “Só se você tiver uma maçã” (“Only if you have an apple”), “Só se você tiver uma caneta azul” (“Only if you have a blue pen”). Assim, ele se voltará para os alunos para ver quem se encaixa na sua resposta. Se alguém estiver de acordo com o que o aluno disse, esta pessoa poderá atravessar o rio (na vertical). Quem não estiver, terá que correr para não ser pego pelo Senhor Crocodilo, que poderá apenas correr na sua linha horizontal. O primeiro aluno a ser pego se tornará o novo crocodilo.
Considerações:
1 – A dinâmica “Posso atravessar o rio, Senhor Crocodilo?” pode ser utilizada em outras línguas estrangeiras além do inglês, haja vista que os tópicos são os mesmos no momento de aprendizagem. Dessa forma, as perguntas e respostas poderão ser adaptadas para a atividade.
2 – Caso o professor escolha trabalhar com objetos como canetas, lápis, frutas ou imagens (materiais que não sejam apenas os alunos e o que eles estejam usando), os alunos poderão revisar os objetos entre si, ou o professor poderá entregar aleatoriamente um objeto para cada aluno, sempre alternando a ordem.