Autoria: Laura Ferri Pulgatti
O que é essa ideia?
A dinâmica Tabu é uma atividade para a sala de aula de línguas estrangeiras. Ela envolve os alunos na prática de pronúncia, audição e construção de frases. Existem variações para diferentes níveis de proficiência, incluindo uma versão adaptada para iniciantes e estudantes mais jovens. Consiste em cartões impressos com palavras-chave e regras simples.
Por que usá-la?
A dinâmica é excelente para envolver os alunos de forma interativa, incentivando habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Ele torna o aprendizado da língua estrangeira mais envolvente e divertido, promovendo a participação ativa dos alunos.
Materiais Necessários:
Cartões de jogo com as palavras, impressos ou manuscritos.
Como realizá-la?
1. Explique brevemente o significado de “tabu” aos alunos. Mostre um exemplo de cartão e explique que os alunos devem explicar a palavra sublinhada sem usar as palavras abaixo dela.
2. Para que todos se envolvam na dinâmica, divida a turma em duplas ou trios e distribua a mesma quantidade de cartões para cada dupla.
3. Os alunos então sorteiam os cartões e têm que explicar a palavra-chave sem utilizar as palavras tabu.
Considerações:
Para alunos iniciantes, as palavras tabu, ao invés de ignoradas, podem ser usadas como pistas, tornando o jogo acessível mesmo para quem está aprendendo o idioma. Esteja atento à pronúncia e compreensão dos alunos, oferecendo ajuda conforme necessário. Leve em consideração que o jogo pode ficar animado, então, estabeleça regras claras para manter o ambiente controlado e respeitoso.