Autoria: Pedro Marinelli de Carvalho

Nível: A2

Objetivos:

  • Introdução e prática do uso de algumas conjunções.

Tempo: 40 minutos – 1 hora

Etapa 1:

Como aquecimento peça para que os alunos liguem as orações correspondentes

1 Ich habe ihm ein Geschenk gekauft, aber 

2 Ich fühle mich krank, also

3 Ich nehme den Bus, weil

4 Wir sein freunde noch, aber

5 Ich bin hungrig, also

6 Ich mag Gemüse, weil

a) Autos sind teuer

b) Sie sind gesund

c) er kommt nicht 

d) ich gehe zum Arzt

e) er geht nicht ans telefon Ich werde etwas essen

f) ich werde etwas essen

Inicie a discussão perguntando aos alunos quais os conectores em alemão utilizados para a construção de uma história. Anote na lousa. 

(Exemplos: por causa disso = deswegen; depois disso = danach; mas = aber; antes disso =davor; então=dann; porém=jedoch; mais tarde=später;  Por fim=schließlich)

Etapa 2:

A fim de promover a fixação do léxico por parte dos alunos, projete ou disponibilize o seguinte quadro de orações:


Ich habe kein Fahrrad * Ich gehe nicht ins Einkaufszentrum * Ich muss einen Job bekommen * Ich muss Sport machen * Ich muss besser essen * Ich muss meine Rechnungen bezahlen


Proponha que juntem as orações usando os conectivos apresentados anteriormente. Não há respostas corretas, os alunos devem escrever conforme percebem algum  sentido.

Etapa 3:

Como atividade de diálogo e fixação do léxico, os alunos deverão se reunir em duplas para realizar a atividade seguinte. Cada um vai escolher a foto de algum personagem ficcional (busca em celulares) ou de uma personalidade da grande mídia. A proposta é que cada aluno descreva ao colega quem está na foto, o que estava fazendo, porque chegou ali e o que faria depois, utilizando as conjunções apresentadas. Ao final, quem quiser pode apresentar seu personagem para toda a sala.

Das ist Mads Mikkelsen, Er ist Schauspieler.

Er ist in einem “Starbucks Café”.

Davor war er an einem Filmset, aber er war sehr hungrig.

Deswegen geht er ins Café, um zu essen.

Danach geht er nach Hause.