Autoria: Anna Victoria Salotti Gomes

Nível: A1.2

Conteúdo programático: Comidas e bebidas – Gartic

Sugestão de uso: Após uma aula introdutória sobre alimentos e bebidas, o professor poderá utilizar esse exercício como forma de revisar o conteúdo. 

Nessa atividade, o professor poderá utilizar o Gartic (ANEXO 1), como plataforma em que os alunos recebem uma palavra relacionada ao vocabulário ensinado em sala de aula e podem desenhar a palavra sorteada, após isso, os alunos deverão adivinhar qual alimento ou bebida o desenho representa, colocando a resposta em alemão no chat. Assim que um aluno atingir 120 pontos, o jogo será encerrado. 

Os principais objetivos dessa dinâmica é fixar o vocabulário apresentado anteriormente e desenvolver a capacidade dos estudantes de identificar através de imagens e de reconhecer através dos sorteios das palavras as comidas e bebidas em Língua Alemã, sem a necessidade de tradução.

Observações:  O site Gartic pode ser instável em alguns momentos, nesse sentido, é possível que a sala criada saia do ar, portanto há uma lista (ANEXO 2) em que o professor pode usar as mesmas palavras e criar uma nova sala para realizar a dinâmica. Para isso, é necessário realizar login no site e selecionar “criar sala” > “tipo da sala” > “temas próprios”, e então, criar a sala personalizada.

No caso de uma aula presencial em que os alunos não estejam familiarizados com dispositivos eletrônicos, a mesma dinâmica pode ser realizada com o uso de uma lousa, em que o professor pode disponibilizar as palavras para os estudantes (ANEXO 2) para que desenhem para o restante da turma adivinhar. 

Anexo 1: https://gartic.com.br/055095814

Anexo 2: 

https://docs.google.com/document/d/1wgaSmo1TKZleoPsatl9JOCDWD6_iITmXQm7ZpElze3c/edit?usp=sharing